Determinação da Umidade Superficial do Agregado Miúdo Pelo Método do Aparelho Speedy – DNER – ME 52 - 64
Por: Danielebarbosass • 21/9/2016 • Relatório de pesquisa • 796 Palavras (4 Páginas) • 1.714 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 1
2. OBJETIVO DO EXPERIMENTO......................................................................................... 1
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS ......................................................................................... 1
4. PROCEDIMENTOS............................................................................................................. 1
5. CÁLCULO DO TEOR DE UMIDADE .................................................................................. 3
6. RESULTADOS .................................................................................................................... 3
7. CONCLUSÃO. ..................................................................................................................... 4
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................4
EXPERIMENTO 5
1.INTRODUÇÃO
Podemos definir a umidade de um solo como a relação existente entre a massa de agua em um determinado volume de solo juntamente com a massa de seus grãos. A mesma é expressa pelo símbolo “h” o qual geralmente é dado em porcentagem.
A análise do teor de umidade do solo é importantíssima no dia a dia da construção civil, sendo que através da determinação do teor de umidade existente no solo consegue-se identificar qual será a quantidade de água necessária para que se possa fazer uma melhor compactação do solo, conseguindo-se assim uma maior resistência desse solo, pois na engenharia todas as obras são apoiadas no solo.
No procedimento adotado para se determinar o teor de umidade utilizaremos o aparelho “speedy”, o qual determina a umidade dos solos e agregados miúdos na reação química da água presente no solo com carbureto de cálcio, o qual deve ser realizado em local isolado.
Consegue-se obter a quantidade de água na amostra nesse processo através da pressão do gás resultante da reação química com a água existente na amostra com o carbureto o qual vem a gerar o gás acetileno, gerando a referida pressão a qual é medida através de um manômetro, obtendo-se dessa forma o teor de umidade da amostra.
2.OBJETIVO DO EXPERIMENTO
O experimento realizado no dia 30 de agosto de 2016, tem o objetivo de determinar a umidade presente em agregados miúdos e solos estabelecendo o modo pelo qual se realizam os procedimentos, utilizando-se o método do aparelho “Speedy”, de acordo com a norma DNER (DEPARTAMENTO REGIONAL DE ESTRADAS E RODAGENS) ME 52-64.
3.EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Os equipamentos necessários para a realização do experimento foram:
* Aparelho Speedy;
* Ampolas com cerca de 6,5 gramas de carbureto de cálcio(CaC2);
* Amostra de agregado úmido;
* Recipiente para coleta de amostra;
* Espátula
4.PROCEDIMENTOS
Primeiramente determinou-se certa quantidade de amostra do agregado miúdo seco 8,70 gramas, adicionou-se 1,3 mililitros de água, misturou-se os dois elementos em um recipiente de porcelana, totalizando 10 gramas de agregado miúdo úmido. Em seguida colocou-se a amostra na câmara do aparelho Speedy, introduziu-se junto à amostra uma esfera maciça e cuidadosamente, evitando-se a quebra colocou-se uma ampola com carbureto de cálcio (CaC2). Feito isso o aparelho Speedy foi fechado, apertando-se o parafuso obturador, para que dessa forma não viesse a ocorrer vazamento de gás.
Agitamos o aparelho Speedy, fazendo movimentos para cima e para baixo com o intuito da ampola se quebrar, é possível verificar o quebramento da ampola quando a pressão aumenta no manômetro do aparelho.
A pressão aumenta devido a reação do carbureto de cálcio com a água contida na areia, formando assim hidróxido de
...