Determinação do EVA (Economic Value Added)
Tese: Determinação do EVA (Economic Value Added). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacielle • 14/10/2013 • Tese • 483 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
5.7. Determinação do EVA (Economic Value Added)
O “EVA” (Valor Econômico Adicionado) trata-se de uma medida para criação de recursos relacionados com os interesses dos acionistas da empresa. Que tem como objetivo prever o ganho final depois que é descontado o custo do capital para gerar lucros, por isso o EVA não pode ter seu resultado manipulado ou distorcido. O que permite verificar o desempenho financeiro, e é o que tem se mostrado de muito estimulo para que outras empresas descubram o poder desta função, podendo assim desenvolver a riqueza dos seus acionistas.
[pic]
Em 2009 a Petrobras obteve EVA positivo (mínimo), ou seja, gerou riqueza aos acionistas. Mas já em 2010 o aumento do PL da Petrobras não foi proporcional ao lucro líquido, gerando um EVA negativo.
O Gráfico abaixo mostra a queda repentina:
[pic]
5.8. Análise do comportamento das ações
A Petrobras se encontra com os seguintes números em ações:
[pic]
Com referencia a 11/2011 a negociação das ações da Petrobras com relação ao total da movimentação do Bovespa, apresentou uma oscilação negativa e se mantém em baixa como é demonstrado abaixo:
[pic]
O gráfico abaixo mostra o comportamento das ações nos últimos 5 anos, onde podemos perceber que ao longo dos anos houve uma evolução no preço das ações, que em 2009 obteve uma queda, mas foi ganhando força e subindo significativamente em 2010.
[pic]
5.9. Principais pontos do Relatório da Administração
A decisão acatada pela Instrução CVM nº 457, teve grande reflexo nos índices operacionais e financeiros da Petrobras. As Companhias Abertas foram obrigadas a elaborar e divulgar as demonstrações contábeis consolidadas a partir de 31 de dezembro de 2010 com base nas IFRS. Assim, o trabalho foi iniciado para fins de apresentação das demonstrações contábeis consolidadas de 2010 comparadas às de 2009. Esta pode ser uma explicação para os resultados da fórmula de Kanitz: em 2009 a Petrobras se encontrava na zona de penumbra.
Apesar da diminuição dos índices de rentabilidade, provavelmente devido à nova capitalização através da oferta de ações no mercado financeiro, em agosto de 2011 a empresa quebrou mais dois recordes de lucro líquido: R$ 10,94 bilhões no segundo trimestre do ano, e também o recorde de R$ 21,9 bilhões no primeiro semestre do ano.
Os índices de liquidez em 2010 mostraram em geral um aumento comparado a 2009. Em termos de Liquidez Corrente os investimentos no ativo circulante são suficientes para cobrir as dividas de curto
...