Diagrama tensão x deformação, deformação elástica de um elemento sujeito a carga axial
Por: Eduardo Campos • 28/11/2021 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
Página 1 de 3
Resistência dos Materiais 1
Estudo Dirigido 2 - Diagrama tensão x deformação, deformação elástica de um elemento sujeito a carga axial
- Coeficiente de Poisson
- A razão entre a deformação transversal associada a uma deformação longitudinal na direcção do esforço de tracção, chama-se o coeficiente (ou razão) de Poisson,.[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
- Como se pode ver na figura acima, para uma deformação longitudinal positiva, a deformação transversal é negativa, por isso se inclui o sinal negativo na definição do coeficiente de Poisson, de modo a obter um coeficiente positivo.
- Valores típicos estão entre 1/4 e 1/3.
[pic 4]
- S.D. Poisson: Dentro da faixa elástica, a razão entre essas deformações é uma constante, visto que δ e δ’ são proporcionais.
- Diagrama tensão - Deformação de cisalhamento
- Para cisalhamento puro, o equilíbrio exige que tensões de cisalhamento iguais sejam desenvolvidas nas quatro faces do elemento.
[pic 5]
- Se o material for homogêneo e isotrópico, a tensão de cisalhamento distorcerá o elemento uniformemente.[pic 6]
- Para muitos materiais, a parte inicial do diagrama de tensão deformação para cisalhamento é uma reta através da origem, exatamente como tração.
- Para essa região elástica linear, a tensão de cisalhamento e a deformação de cisalhamento são proporcionais, e por isso, temos a seguinte equação para a Lei de Hooke em cisalhamento.
[pic 7]
[pic 8]
- Limite de fluência
- Quando um material tem de suportar uma carga por muito tempo, pode continuar a deformar-se até sofrer uma ruptura repentina. Essa deformação permanente é conhecida como fluência.
- Definimos como limite de fluência: tensão inicial mais alta que o material pode suportar durante um tempo específico sem provocar uma determinada quantidade de deformação por fluência.
[pic 9]
- Fadiga
- Quando um metal é submetido a ciclos repetidos de tensão ou deformação, sua estrutura pode romper-se, o que, por fim, resulta em ruptura. Esse comportamento é denominado fadiga.
- Definimos como limite de tensão a tensão limite abaixo da qual nenhuma evidência de falha possa ser detectada após a aplicação de uma carga durante um número específico de ciclos.
- Cargas Axiais
- Princípio de Saint Venant
O princípio de Saint- Venant afirma que a tensão e deformação localizadas nas regiões de aplicação de carga ou nos apoios tendem a ‘’nivelar-se’’ a uma distância suficientemente afastada dessas regiões.
[pic 10]
- O princípio de Saint Vernant afirma que se for analisada uma seção transversal que esteja a uma distância igual ou superior a largura da peça, a distribuição das tensões e das deformações poderá ser considerada uniforme. Sendo que o valor calculado de tensão em qualquer ponto da seção será aproximadamente igual ao valor médio.
- Deformação elástica de um elemento sujeito à carga axial
- Usando a lei de Hooke e as definições de tensão e deformação, pode-se determinar a deformação elástica de um elemento submetido a cargas axiais.
- Consideramos a viga genérica sob carga axial:
[pic 11]
- Calculando a deformação no elemento dx:
[pic 12]
- Para o comprimento total da barra, tem-se:
[pic 13][pic 14]
- Carga constante e área de seção transversal:
[pic 15]
[pic 16]
- Quando elemento é constituído de segmentos
[pic 17]
- Considera-se força e deslocamento como positivos se provocarem, respectivamente tração e alongamento; ao passo que a força e deslocamento são negativos se provocarem compressão e contração respectivamente.
[pic 18]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com