Digital 1
Por: walter1988 • 2/12/2015 • Ensaio • 1.679 Palavras (7 Páginas) • 269 Visualizações
1. Circuitos aritméticos
Circuito Aritmético é um tipo de circuitos combinatórios que executa operações de subtração, adição, multiplicação, divisão, and/or lógico ou qualquer outra função que possa ser implementada em um circuito combinatório. São chamadas de ULA (unidade lógica aritmética) ou ALU do inglês.
1.1 Meio Somador
O circuito combinacional que executa 2 bits é denominado de Meio Somador. O circuito Meio Somador consiste em 2 entradas e 2 saídas. Podemos designar as 2 entradas pelos 2 bits a serem de entrada que serão somados e as 2 saídas que são a Soma.
Abaixo temos a tabela verdade de um Circuito Meio Somador:
Meio Somador
X Y S A
0 0 0 0
0 1 1 0
1 0 1 0
1 1 0 1
As expressões 'X' e 'Y' são os valores de entrada.O 'A' expressa uma operação AND entre X e Y, e 'S' expressa a operação XOR entre X e Y. O circuito Meio Somador tem este nome porque ele não leva em consideração os resultados de somas menos significativas. Para casos em que a entrada menos significativa, denominada carry seja considerada, usamos a denominação de circuitos de Somador Completo. Esses circuitos executam a soma dos 2 bits levando em consideração as entradas menos significativas de bit de carry. Este somador tem as mesmas saídas do Meio Somador, são elas a Soma e o Carry.
[pic 1]
Sejam dois números binários X e Y, de n bits, que somados geram o número S como resultado:
[pic 2]
onde: Vai é o “vai um” do i-ésimo (ou bit de carry). Por exemplo, para n = 4, a soma “2 + 6” resulta:
[pic 3]
Podemos observar que o resultado final (0100) não é correto, pois os bits foram somados isoladamente (em particular, o bit de “vai-um” gerado em X1 + Y1 não foi “incorporado” à soma de X2 + Y2). A tabela verdade para a geração dos bits da soma é ilustrado na Tabela I.
Tabela I - Tabela Verdade do Meio Somador.
[pic 4]
O circuito que implementa as equações acima é chamado meio somador, e pode ser construído com uma porta EXCLUSIVE OR e uma porta AND (figura 1).
[pic 5]
1.2 Somador Completo
O Somador Completo como citado acima possui Carry In. Ele é utilizado para somar números de pelo menos 2 casas. Isso é possível Cascateando um Meio-Somador com Somadores Completos.
Somador Completo
X Y C S A
0 0 0 0 0
0 0 1 1 0
0 1 0 1 0
0 1 1 0 1
1 0 0 1 0
1 0 1 0 1
1 1 0 0 1
1 1 1 1 1
As expressões 'X' e 'Y' são os valores de entrada. O 'C' é o Carry In, o 'A' expressa uma operação AND entre X e Y, e 'S' expressa a operação XOR entre X e Y.
[pic 6]
Esse circuito, porém, aplica-se apenas à soma de dois bits Xi e Yi isoladamente. Para efetuar-se somas completas, levando-se em consideração os demais bits que constituem os números X e Y, cada um dos bits “vai um” Vai deverá ser somado aos dígitos mais significativos Xi+1 e Yi+1. No exemplo da soma “2 + 6”, teremos, portanto:
[pic 7]
É comum denominar-se o “vai-um” gerado pela soma de Xi e Yi por “vem-um” (Vei+1), a ser acrescentado à soma Xi+1+Yi+1. Portanto a tabela verdade para a geração dos bits de uma soma completa é ilustrada na Tabela II abaixo.
Tabela II - Tabela Verdade do Somador Completo.
[pic 8]
O circuito que implementa um somador completo está na figura 2.
[pic 9]
2. Como projetar um somador completo utilizando dois meios somadores.
SOMA de Números Binários
SOMADOR BCD de 2 Dígitos
[pic 10]
[pic 11]
3.Projeto de somador BCD
...