Disciplina 1 - Introdução E Aspectos Conceituais
Trabalho Escolar: Disciplina 1 - Introdução E Aspectos Conceituais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gnunes2015 • 25/2/2015 • 502 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Universidade Federal do Oeste do Pará
Instituto de Ciências da Educação
Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais
Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Lília Imbiriba Colares
Coordenadoras de Sala Ambiente: Profa. Dra. Maria Antônia Vidal
Profa. M.Sc. Cyntia Godinho
Supervisora do Curso: Profa. Esp. Maria da Conceição Xavier
Disciplina 1 - Introdução e Aspectos Conceituais
Aluna: Geanne Xavier Nunes
Atividade 5
Muito se tem discutido a respeito da Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior. Por um lado, nota-se certo fascínio sobre essa nova modalidade de educação, que indiscutivelmente utiliza as TIC como ferramenta importante para veiculação dos materiais de ensino e seu gerenciamento e por outro lado há aqueles que percebem as fragilidades dessa nova forma de ensinar.
Para entendermos as mudanças em curso no campo educacional, especialmente no campo das práticas docentes, necessitamos promover uma análise global do que vem ocorrendo na sociedade. Ora, educação e sociedade estabelecem uma relação de mútua influência, entretanto, parece que a intensidade da influência é maior quando parte da sociedade.
A educação é parte intrínseca da sociedade e se torna reflexo desta. Assim, a EaD é também entendida como manifestação das inovações tecnológicas e das novas práticas sociais mediadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação disponíveis na sociedade atualmente.
No ensino superior, além das razões sociais e das necessidades individuais que justificam a EaD, convém lembrar que este nível de ensino funciona como um laboratório das novas práticas pedagógicas, resultando em inovações no ato de ensinar e aprender. Novas estratégias de ensino, apoiadas em tecnologias de midiatização estão sendo pensadas e propostas para a educação, fazendo com que a EaD se consolide ainda mais e avance em termos de sua cientificidade técnica, validade social e viabilidade financeira.
Quando se trata de formação de professores, a inovação tecnológica se traduz em inovação pedagógica, uma vez que o exercício da profissão docente exige necessariamente, a busca incessante pelo novo, sobretudo se considerarmos o processo de banalização da informação, gerado pela acessibilidade da Internet.
O professor é quem conduz ao saber; não se pode conduzir se não se sabe para onde ir. Além disso, ele deve dar sentido ao conhecimento, precisa problematizar ajudar o aluno a pensar além do que está posto nas informações que recebe. Isto é, sem dúvida, a face mais evidente da inovação a que a educação como um todo se refere. Inovar não é somente a utilização de novas técnicas, antes de tudo e, principalmente, é o desenvolvimento de uma postura que envolve o modo de ser, agir e pensar.
Referências
BARRETO, Rachel Goulart. As políticas de formação de professores: novas tecnologias
...