TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão da atividade e do Papel do Marketing nas Organizações.

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

Roberta Medeiros Mazza 201312029 

14/03/2016

Resenha: Discussão da atividade e do papel do Marketing nas organizações.

Erroneamente, muitas pessoas pensam que o papel do Marketing é criar propagandas e fazer publicidade de produtos, porém essas falácias se dão pelo fato de que existem traduções mal feitas e termos técnicos sendo popularizados por leigos, e, portanto sendo usados de forma incorreta. O que muitas pessoas não sabem é que o Marketing compromete-se a fazer uma abordagem sistêmica e técnica das atividades de troca, empenhando-se no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de relações que envolvem o produto em si, as organizações, as pessoas, os lugares e tudo que fizer parte do processo de troca.

A importância do Marketing nas organizações se dá pelo fato de que ele compreende a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, de forma a transformar esta necessidade em uma oportunidade de lucro para as empresas. Em um sentido mais amplo o profissional de marketing irá tomar uma decisão que provocará uma reação desejada em um público-alvo.  Com base nisso, entende-se que o Marketing é muito mais que uma propaganda bem sucedida, ele é uma ferramenta de suma importância para qualquer organização que pretende obter algum sucesso.

Antigamente, o Marketing era associado de forma isolada ao gerenciamento de uma tomada de decisão pelos 4 “pês” (produto, praça, preço e promoção), porém em uma visão mais moderna os 4 “pês” que representam a visão de uma empresa vendedora passaram a corresponder também aos 4 “cês” (Cliente, custo, conveniência e comunicação) que fazem parte dp mix de Marketing focado na visão do consumidor. Essas variáveis específicas do Marketing são importantes para a empresa, pois com elas persegue-se o objetivo do Marketing, de forma a exercer influência sobre os canais comerciais, tal como dos clientes finais.

        Em uma ótica gerencial tem-se que o papel do Marketing é planejar e executar a concepção, definir preço, a promoção e o compartilhamento de idéias, bens e serviços que irão originar trocas que terão como objetivo tanto atender as necessidades das organizações (que é de obter lucro) quanto dos consumidores (que é de atender desejos e/ou de uma pura demanda.

        Para cumprir com o seu objetivo das organizações os profissionais de marketing devem saber gerenciar a demanda, eles devem compreender bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias, além de operarem em quatro mercados diferentes: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos.

        No ambiente competitivo as organizações tendem a se deparar com muitas oportunidades e desafios, tal como: globalização, mudanças tecnológicas e a desregulamentação. Assim, para se sobre sair neste ambiente as organizações devem alterar fundamentalmente a forma como fazem Marketing, de forma que estas devem buscar uma visão mais clara da direção adequada que suas marcas deveriam tomar, desafiando as convenções do marketing mediante a inovação em produtos, propaganda ou qualquer outro aspecto do marketing, pois o mercado muda constantemente, criando novos comportamentos, oportunidades e desafios.

        É importante ressaltar que a administração de Marketing vem passando por inúmeras transformações nos últimos tempos, conforme as organizações vão se aperfeiçoando no Marketing, de forma que serão bem sucedidas aqueças empresas que conseguirem mudas a sua estratégia de marketing ao mesmo passo que se dão as mudanças no mercado (real ou virtual).

        Além dos conceitos essenciais existe uma série de atividades que dão apoio a administração de Marketing para que esta seja bem-sucedida. Dentre estas atividades tem-se: o desenvolvimento de estratégias e planos de marketing, a conexão com clientes, a construção de marcas fortes, o desenvolvimento das ofertas ao mercado, a entrega e a comunicação de valor, a captura de oportunidades de marketing e do desempenho e a obtenção de longo prazo bem-sucedido. Assim, quando essas atividades são realizadas de maneira eficiente e eficaz a empresa provavelmente terá mais chances de se alcançar o sucesso e maior lucratividade.

        O marketing expressa-se ao satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes, de modo que a empresa tem como dever fornecer valor ao cliente mediante ao seu lucro. Porém em mercado extremamente competitivo as organizações que se sobre saem são aquelas que se ajustam ao processo de entrega de valor, além de selecionar, proporcionar e comunicar um valor superior para o cliente. E a cadeia de valor será a ferramenta que será usada para identificar as maneiras pelas quais as organizações podem criar mais valor para o cliente e crias custos em negócios específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com