Dispositivos Móveis E Gestão E Segurança De Sistemas De Informação
Artigo: Dispositivos Móveis E Gestão E Segurança De Sistemas De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagobritoq • 6/11/2014 • 5.443 Palavras (22 Páginas) • 352 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................... 3
2 OBJETIVO.............................................. 4
3.DESENVOLVIMENTO.......................................... 5
3.1 Objetivos e metas do trabalho.......................................... 5
3.2 A Evolução dos Dispositivos Móveis...................................... ..........................5
3.3 Recursos utilizados para dispositivos móveis................ ..........................9
3.2.1 Persistências.......................................... 9
3.2.2 Threads.......................................... 12
3.2.3 Sincronismo de Processos....................................... 12
3.2.4 Interface com usuários........................................... 13
3.2.5 Criação e manipulação com banco de dados........................................ .........15
3.4 Gestão e Segurança do Sistema de Informação.................. ........................17
3.4.1 Engenharia Social.......................................... 17
3.4.2 Vulnerabilidade.......................................... 18
3.4.3 Ameaças e Ataques.......................................... 20
3.4.4 Medidas de Segurança.......................................... 21
3.4.5 Políticas da segurança e Auditoria.......................................... 22
3.2.1 CONCLUSÃO.......................................... 24
REFERÊNCIAS.......................................... 25
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual irá tratar dos assuntos relacionados as matérias do 6° semestre, dividindo assim em dois tópicos abrangentes.
O primeiro tópico irá abordar os objetivos e conceitos dos recursos utilizados e aplicados para dispositivo móveis com ênfase nos conceitos de Persistências que exerce o papel de armazenagem de dados, de Threads que especificamente tem o objetivo de gerenciar processos e da sincronia desses processos, bem como será apresentado também o conceito de interface com o usuário e da criação e manipulação com o banco de dados.
Por sua vez o segundo tópico terá como objetivo desenvolver os assuntos relacionados a Gestão e Segurança do Sistema da Informação abrangendo os conceitos de engenharia social e seus papéis, as vulnerabilidades e ataques e/ou ameaças que podem ocorrer dentro de um sistema, bem como vai tratar das medidas de segurança e políticas de segurança e auditoria a fim de manter a proteção e preservação dos dados dentro de um sistema.
2 OBJETIVOS
O foco deste trabalho de produção textual é de informar acerca das tecnologia e tendências voltadas para os conceitos de recursos com ênfase em dispositivos móveis e do papel da gestão da segurança da informação no cenário das organizações, tendo como fonte principal de estudo os conteúdos do semestre em questão.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Objetivos e metas do trabalho
Esta produção textual tem o papel de apresentar os aspectos dos recursos e soluções tecnológicas voltadas para os dispositivos móveis bem como sua utilização e aplicação para garantir maior disponibilidade e qualidade dos serviços para o usuário final e destaca também quais as preocupações atuais direcionadas para que as organizações possam implementar uma gestão da segurança da informação de maneira eficiente e eficaz mesmo em meio um mercado atual tão competitivo.
3.2 A Evolução dos Dispositivos Móveis
Antes de expandir sobre o eixo temático principal, no que tange aos assuntos abordados quanto aos recursos voltados para os dispositivos móveis, é necessário investigar, sua origem, o que fez esse mercado global desses aparelhos portáteis se tornar tão amplo e importante para era atual moderna. Muito se fala hoje em dia sobre ”Computação Móvel” ou tecnologia de serviços para dispositivos móveis. Mas o que de fato vem a ser essa computação móvel e para qual finalidade tem sido sua difusão nos últimos anos? Afinal, quem se movimenta? O código ou o dispositivo usado pelo usuário?
O conceito dessa nova tendência atualmente tem defendido a ideia de que o usuário juntamente com seu dispositivo tenha acesso aos serviços independente do lugar onde o mesmo se encontre. Para cumprir esse objetivo, é necessário suporte para a mobilidade dos dispositivos e uma infraestrutura de comunicações sem fio que permita a disponibilidade dos serviços.
Na verdade o usuário e o dispositivo se movimentam, e nada impede que o código se “movimente” (indo e vindo de outros dispositivos e servidores, mas isso é conhecido como “código móvel”).
Há muitos serviços que podem ser implementados para computação móvel. Em geral, temos acesso à troca de mensagens (SMS e MMS), chats, correio eletrônico, mas a computação móvel é muito ampla. Temos a força de vendas móvel, em que um vendedor pode realizar a encomenda de produtos via celular, na empresa de seu cliente. O médico pode consultar a ficha do paciente no hospital pelo seu computador de mão. Um turista pode consultar a base de dados do serviço de turismo na cidade que ele está visitando e entre muitos outros exemplos.
Lembrando que todos esses serviços dependem da Tecnologia da Comunicação abrangendo as redes de telefonia celular e as redes sem fio, gerando a infra-estrutura necessária para a disponibilidade dos serviços móveis aos usuários.
Recentemente pesquisas e estatísticas vem apontando uma considerável queda de venda de PCs (desktops) com a vinda de telefones inteligentes (smartphone), tablets, híbridos de tablet e smartphone, Ultrabooks, e-readers com acesso à internet, etc. A indústria vem definindo esse momento no meio corporativo de BYOD (Bring Your Own Device, ou traga o seu próprio dispositivo), ou seja, o usuário escolhe
...