Distribuição residencial elétrica
Por: Erick Zimmermann • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
Lista de Exercícios
Instalações Prediais
Aluno: Rogélio José da Silva - Matrícula: 02410014094
Aluno: Ericarlos Zimmermann - Matrícula: 02410009329
Aluno: Alexandre de Oliveira Reis - Matrícula: 02410005807
Aluno: Reginaldo Fagundes - Matrícula:
Aluno: Denis Alves de Oliveira - Matrícula: 02410005580
Maio/2015
Introdução
O objetivo deste seminário é fornecer, em linguagem simples e acessível, as informações mais importantes relativas ao que é a eletricidade, ao que é uma instalação elétrica, quais são seus principais componentes, seus conceitos e funções.
Objetivo Geral
Informar sobre o funcionamento da Distribuição Elétrica Residencial
Objetivo Específico
Este trabalho visa trazer de forma dinâmica, didática e acessível os conceitos básicos sobre a distribuição residencial. Veremos informações sobre o funcionamento de quadros de distribuição e seus componentes, como a função dos disjuntores, aplicação e conceito de NBRs, a leitura de um projeto básico de instalação elétrica numa residência etc.
Quadro de Distribuição
O Quadro de Distribuição é o centro de distribuição de toda a instalação elétrica de uma residência. É o centro de distribuição pois recebemos os fios que vem do medidor e é nele que se encontram os dispositivos de proteção. Também de onde partem os circuitos terminais que vão alimentar diretamente as lâmpadas, tomadas e aparelhos elétricos.
Geralmente possuem seis circuitos. O circuito 1 alimenta a Iluminação Social, o circuito 2 alimenta a iluminação de Serviço, os circuitos 3 e 4 são para alimentação das TUG’s (tomadas de uso geral) e os circuitos 5 e 6 para a alimentação das TUE’s (tomadas de uso específico).
No Quadro de Distribuição se encontram os disjuntores que são os dispositivos de proteção contra curtos-circuitos e sobrecarga e a barra de aterramento. Ao confeccionar o quadro nunca esqueça de deixar espaço livre para futuras ampliações. O aterramento é muito importante, porque além de proteger os equipamentos também protege os usuários dos mesmos.
A figura 1.1 esquematiza um quadro de distribuição e seus componentes.
[pic 2]
Figura 1.1 – Esquematização do QD
Nos QDs existem um dispositivo responsável por receber as fazes do disjuntor geral e distribuir os circuitos terminais. São conhecidos como disjuntores. Os disjuntores podem ser classificados em alguns tipos, como por exemplo: os disjuntores dos circuitos terminais bifásicos ou monofásicos (os quais foram descritos anteriormente) e os disjuntores termomagnéticos.
Os disjuntores magnéticos por sua vez são dispositivos utilizados para proteção aos fios de circuito. O dispositivo age desligando automaticamente quando da ocorrência de uma sobrecorrente provocada por um curto-circuito. Estes disjuntores possuem uma fácil manobra manual, onde o dispositivo atua como um interruptor secciona somente o circuito necessário numa eventual manutenção.
No QD pode-se também encontrar disjuntores diferenciais residuais ou interruptores diferenciais residuais.
Os disjuntores diferenciais residuais é um dispositivo constituído de um disjuntor termomagnético acoplado a um dispositivo: o diferencial residual, o qual conjuga as funções de proteger os fios dos circuitos de contra sobrecargas (disj. termomagnético) e proteger as pessoas conta choques.
Uma vez determinando o número de circuitos elétricos em que a instalação elétrica foi dividida e já definido o tipo de proteção de cada um chega o momento de efetuar as ligações.
No entanto é necessário planejar qual o caminho o eletroduto irá percorrer. Deve-se então:
A – Locar o QD em um lugar de fácil acesso e que fique mais próximo do medidor;
B – Partir com o eletroduto do quadro de distribuição, procurando encurtar as distâncias entre os pontos de ligação;
C – Utilizar simbologia gráfica para representar, na planta residencial, o caminhamento do eletroduto.
D – Fazer uma legenda da sua simbologia empregada;
E – Ligar os interruptores e tomadas ao ponto de luz de cada cômodo.
[pic 3]
Para se acompanhar o desenvolvimento do projeto, tomaremos a planta ao lado como exemplo. A planta já está com os pontos de luz e tomadas e os respectivos circuitos representados. O primeiro passo a ser tomado é determinar o local do QD.
[pic 4][pic 5]
Uma vez determinado o local para o quadro de distribuição, inicia-se o caminhamento partindo dele com eletroduto em direção ao ponto de luz no teto da sala e daí para os interruptores e tomadas desta dependência. Neste momento, representa-se também o eletroduto que conterá o circuito de distribuição.
[pic 6] [pic 7]
[pic 8]
Circuitos Elétricos
Os dispositivos vistos anteriormente são empregados na proteção dos circuitos elétricos.
Os Circuitos Elétricos é um conjunto de equipamentos e fios, ligados ao mesmo dispositivo de proteção. Em uma instalação elétrica residencial são encontrados dois tipos de circuitos: o de distribuição e os circuitos terminais.
Circuitos de Distribuição liga o quadro do medidor ao quadro de distribuição
São os cabos principais que fornecem energia para todos os circuitos terminais.
...