Dosagem De Concreto
Casos: Dosagem De Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enomis2071 • 26/10/2013 • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 635 Visualizações
DEPARTAMENTO: Diretoria de Ciências Exatas
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO:
DOSAGEM DE CONCRETO REALIZADO EM LABORATÓRIO
TURMA:
Nome do aluno:
ÍNDICE
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO TÉORICA
3. PROCEDIMENTO
4. RESULTADOS PRÁTICOS
5. CONCLUSÃO
6. RESUMO
Apresentar os traços aplicados dados em Laboratório de Concreto, que consistiu na preparação de dois traços, com determinação de algumas características como granulometria do agregado, coeficiente de Inchamento e o consumo de materiais.
A importância desse estudo não se dá apenas no sentido da familiarização com os materiais e suas características, mas cria-se também uma base de dados importante para o futuro profissional da área de Engenharia Civil, contribuindo para que faça as escolhas mais adequadas dos traços e materiais a serem utilizados de acordo com as necessidades de cada projeto.
2. INTRODUÇÃO TÉORICA
Para iniciação do aluno no laboratório foi aplicado pelo professor de sala de aula teoria e normas para o ensaio do traço do concreto.
Foram estudados todos os componentes do concreto:
- agregados (rochas)
- cimento
- água
- materiais deletéis
- etc.
- normas de especificações técnicas
O entendimento prático só foi possível devido a bibliografia estudada.
O concreto é um material de construção utilizado desde a época do império romano, era constituído por uma mistura homogênea de aglomerantes, cal, cinza vulcânica, pozolana natural e água. Com estes materiais foram realizadas imensas obras de engenharia.
Propriedades do concreto
Concreto fresco – Trabalhabilidade / - Coesão dos materiais
- Resistência mecânica / - Durabilidade
O concreto é uma mistura de cimento, areia, brita e água, em alguns casos, de um outro material. O concreto endurece com o tempo, ganhando elevada resistência e durabilidade.
Dosagem
A dosagem da quantidade de cada componente também é chamada de traço. O traço pode varia bastante, de acordo com a finalidade de aplicação.
Aparelhagem
Geralmente em laboratório de concreto são utilizados os seguintes equipamentos e aparelhos:
Chapa metálica, pá, enxada, Balança, betoneira, soquetes, tronco-cônico, e uma Betoneira.
3. PROCEDIMENTO
Houve uma demonstração feita pelo técnico de laboratório de como selecionar adequadamente o agregado, com o auxilio de um com conjunto de peneiras de diversas medidas.
Foi apresentado a forma de utilização da betoneira, inicialmente foi “lançado” um pouco de água e cimento sem medida definida, apenas com intuito de “sujá-la”.
Em seguida foram colocados os materiais de acordo com o traço:
Traço 35%:
1 : 1,63 : 4,87 : 2,20
Foi misturado a argamassa mecanicamente, de acordo com a NBR 7215. após misturar foi colocado sobre a chapa metálica (limpa e seca), o molde tronco-cônico, bem centrado, com sua, base maior apoiada na chapa. O auxiliar, durante a moldagem manteve o molde na mesma posição, enquanto o técnico com o auxilio da estátula coloca a argamassa no molde e com o soquete dá 25 golpes, repete mais duas camadas de argamassa e em cada camada dá 25 golpes com o soquete.
Finalizado este processo, foi levantado o molde verticalmente e com cuidado.
- Neste 1º. Slump o corpo desmanchou.
Foi concluído que havia muita brita para pouca argamassa, então foi feita nova uma correção na dosagem água : cimento.
Traço 50%:
1 : 2,75 : 3,75 : 3,30
Foi misturado novamente e repetido o mesmo processo, que quando finalizado, foi levantado novamente o molde verticalmente e com cuidado.
O “slump” foi bem sucedido com este traço, já que a massa de concreto ficou sustentável.
Com este novo traço, o concreto depois de misturado foi levado para a verificação do slump, o qual ficou dentro da faixa de 5 +- 1cm, pois teve uma diferença de 2 cm, e restando uma quantidade de água de 1,72.
A Moldagem do corpo de prova
A moldagem do corpo de prova foi feito iniciada imediatamente após o término dos slumps. A colocação da argamassa no molde deve ser feita com o auxilio da espátula, a camada foi adensanda com o soquete na forma com 12golpes, para que a argamassa penetrasse nos cantos.
E deverá ser analisada a compressão após 28 dias de cura na câmara úmida.
4. RESULTADOS PRÁTICOS
CÁLCULO COM TRAÇO DE 35 %1 : 1,63 : 4,87 : A
COMPONENTES TRAÇO EM MASSA (KG) MASSA ESPECIFICA (KG/L)
CIMENTO 1 4,107
AREIA 1,63 6,694
...