Dragão do Mar
Por: Carlin1 • 8/9/2016 • Seminário • 545 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1]
Cetro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza - CDMAC
[pic 2]
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC, é um dos maiores complexos culturais do País. São 30 mil metros dedicados à arte e cultura, com várias atrações, de Museu a Cinema, além de estabelecimentos de alimentação. É ligado ainda ao Porto Iracema das Artes, à Biblioteca Pública Menezes Pimentel e à Escola de Artes e Ofícios Thomas Pompeu Sobrinho.
O Dragão do Mar tem esse nome em homenagem ao personagem cearense Chico de Matilde, jangadeiro icone na luta contra escravidão no Ceará, que em 1881 se recusou a transportar escravos que seriam vendidos no sul do país.
LOCALIZAÇÃO
3º43’16.42’’S/38º31’13.48’’O – Elevação 14m – Altitude do ponto de visão 584m.
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE.
Localiza-se no centro histórico, cultural e turístico da cidade e está perto de outros importantes locais como o TRE, Caixa Cultural, Secretaria da Fazenda, Antigo Porto, Estaleiro de Fortaleza, Ponte do Inglês, Edifício da Alfândega, Instituto de Arte e Cultura do Ceará.
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
- O PROJETO
O projeto selecionado é de autoria dos arquitetos cearenses Fausto Nilo Costa Júnior e Delberg Ponce de Leon. A construção foi uma iniciativa da secretaria de cultura do governo estadual, com os principais objetivos: Servir de âncora para uma politica cultura, considerada estratégica para inserir Fortaleza na economia globalizada. E criar um espaço memorável, capaz de contribuir para a recuperação do espaço público da cidade e atuar como catalisador da requalificação da antiga área portuária. O complexo com área construída de cerca de 13.500 m², é formado por blocos interligados por passarelas, rampas, elevador e escadas, distribuídos em um terreno de 30.000 m², dedicados à arte e à cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Planetário Rubens de Azevedo, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multigalerias e espaços para exposições itinerantes e Parque Verde.
- PLANTAS
Plantas, cortes e elevações do projeto:
[pic 6]
Data do projeto: 1994; Custo estimado: R$ 20 milhões (valores de 1998); Inauguração oficial: 28 de abril de 1999.[pic 7]
- MELHORIAS
O entorno do centro cultural passou a acolher atividades relacionadas à cultura, lazer e ao turismo com grande movimentação noturna. A valorização imobiliária, com aumento no preço dos aluguéis. Com a construção do centro dragão do mar, os galpões adjacentes ao complexo cultural foram inseridos no projeto paisagístico e contribuíram para consolidar o aspecto cenográfico do lugar.
- ANTES DA INTERVENÇÃO
OS governos que antecederam o projeto Dragão do Mar entre os anos de 1962 e 1998, começaram pelo Coronelismo (1962-1986) que garantiu o poder aos coronéis que somente se revezavam no poder, no governo de 1987-1990 ouve uma reforma do Estado, ajudando a equilibrar as finanças públicas no governo seguinte (1991-1993) e no ultimo governo antes do CDMAC (1994-1998) teve uma política de atração de capitais. Alguns dos centros turísticos e históricos que estão entorno ao Centro Dragão do Mar (Ponte dos Ingleses, Ponte Metálica, Edifício Estoril, a Praia de Iracema) e mudanças em relação ao estilo urbanista da região.
...