ECOLOGIA APLICADA
Pesquisas Acadêmicas: ECOLOGIA APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: le.brito • 9/10/2013 • 588 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTAO AMBIENTAL
LENARA APARECIDA BRITO
ECOLOGIA APLICADA
Luis Eduardo Magalhaes
2009
Populações:
Em ecologia quando falamos de população nos referimos conjunto de seres vivos de uma mesma espécie que habitam um determinado lugar em certo momento.
O numero de indivíduos de um população é variável dependendo do nível de natalidade e mortalidade e dos movimentos migratórios
.Na área de cerrado que pesquisei existem muitas populações tais como macacos pregos, cupins , abelhas jataí, coruja.formigas,gafanhotos, tamanduá , cobras e pequenos roedores. Também existe uma população muito grande arvores pequenos coqueiros.
Relações ecológicas:
Existem varias relações ecológicas na área observada a que predomina é o predatismo, um exemplo bem claro nessa área é o das cobras e dos roedores, esse tipo de relação ecológica nesse caso um do s individuo é prejudicado os roedores e outro beneficiado as cobras, embora o predador possa exercer um efeito fortemente limitante sobre as presas, podendo leva-las a extinção, é comum o predador atuar apenas como regulador contribuindo para manter as populações de presas num estado de equilíbrio. A ação dos predadores evita que as presas entrem em superpopulações, fato que poderia leva-las a morte por fome, de forma mais significativa que a predadora. Alem disso, os predadores também promovem uma ação seletiva, uma vez que as presas capturadas são , muitas vezes, aquelas que apresentam menos capacidade de fuga devido a estados de doença, velhice e outros fatores.
Em geral , o elevado numero de presas propicia o aumento no numero de predadores, que encontran um farto alimento no ambiente. Em conseqüência, o numero de presas diminui, o que acarreta uma redução da população predadora. Isso, por sua vez permite a posterior recuperação da população de presas, que se eleva, e assim sucessivamente.
Outra relação ecológica muito comum no cerrado é a relação desarmônica e competitiva é a do macaco prego e do tamanduá, pois os dois acabam disputando os mesmos alimentos que são os cupins e formigas, nesse tipo de relação ambas são prejudicadas. Ela ocorre quando membros de duas espécies passam a disputar ativamente um memso recurso do meio ambiente. O recurso disputado é, geralmente, alimento, mas também pode acontecer de duas espécies disputarem outros elementos, como água, espaço local de reprodução entre outros.
As cadeias alimentares :
Podemos definir uma cadeia alimentar como sendo uma seqüência linear de organismos, em que cada um se alimenta de seu antecessor. Dessa forma, é por meio dela que toda que toda a matéria
...