TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA CONCEITO

Tese: ECONOMIA CONCEITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3

CONCEITO:

Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.

A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:

- O gosto do consumidor;

- A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;

- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;

- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.

Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:

- A quantidade ofertada de um bem;

- O preço deste bem;

- O preço dos bens concorrentes a este;

- O custo de produção destes bens;

- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.

Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.

Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o vídeo-cassete, que no início da década de 80 custava muito caro. Seu preço foi declinando com a chegada de marcas diferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado – ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada.

Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.

EXEMPLOS:

1- Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.

2- Se a carne bovina estiver com preço médio de R$10,00 o quilo, muitos consumidores não poderão consumi-la, e passarão desta forma, a consumir outro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixes, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carne bovina devido ao preço elevado. Mas, se o preço médio da carne bovina cair para R$ 4,00 o quilo, vários consumidores voltarão a comprar carne bovina, conseqüentemente haverá um aumento na demanda por carne bovina.

3- Oferta: Uma loja coloca um anuncio no jornal para contratar 10 vendedores, isso é um exemplo de oferta de emprego.

Procura: 50 pessoas procuram a empresa para se candidatar para as vagas de vendedores. Só existem 10 vagas para 50 candidatos, a procura está maior que a oferta. O mesmo acontece com produtos ou serviços, se existem uma grande quantidade de um determinado produto, a venda e poucas pessoas está à procura (comprando) dele, isso quer dizer que a oferta está maior que a procura. Resumindo:

Oferta: um determinado bem ou serviço oferecido. Procura: a busca pelo determinado bem ou serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com