EDUCAÇÃO DIGITAL
Monografia: EDUCAÇÃO DIGITAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelaabud • 30/10/2014 • Monografia • 2.375 Palavras (10 Páginas) • 295 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO DIGITAL.
Joice de Campos Matias – R.A. C01916-0
Rafaela Belmira Abud– R.A. C284HB-9
Regiane Alves de Souza– R.A. C309BF-2
Michele Fernanda S Bardela – R.A. C346BA-2
Bruna de Oliveira Fonseca – R.A C361E1-9
Beatriz Camargo da Silva – R.A B82ICI-3
Sorocaba
2014
Joice de Campos Matias – R.A. C01916-0
Rafaela Belmira Abud – R.A. C284HB-9
Regiane Alves de Souza– R.A. C309BF-2
Michele Fernanda S Bardela-R.A. C346BA-2
Bruna de Oliveira Fonseca-R.A. C361E1-9
Beatriz Camargo da Silva -R.A. B82ICI-3
EDUCAÇÃO DIGITAL.
Universidade Paulista - UNIP
Sorocaba – SP –2014
Sumário
1 RESUMO 4
1.1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVO 6
3 EDUCAÇÃO DIGITAL 7-8
4 CONCLUSÕES 9
5 ANEXO ENTREVISTA 10/11/12
6 ANEXOS IMAGENS...................................................................................................13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA..............................................................................14
1 RESUMO
Eeste trabalho é resultado de uma pesquisa e entrevista realizada na escola E.M “Tereza Ciambelli Gianini” localizada no bairro Nova Sorocaba.
Teve como proposta discutir na entrevista as tecnologias educacionais, neste sentido propõe-se refletir a respeito da chamada sociedade da informação e comunicação, e como este conteudo vem influenciando o processo educativo e comportamental das crianças e professores nas escolas diante da proposta de informatização.
As escolas tem por fim um papel primordial, que é formar cidadãos para a sociedade atual, aonde o proprio trabalho assume uma nova conceituação. Na medida em que um trabalho informatizado possui escritórios virtuais, não necessitando de tantos deslocamentos e sim mais interação, estas questões exigem a reflexão do papel da escola neste momento histórico onde a tecnologia não pode construir-se em mero instrumento de uma educação arcaica.
Para isso é preciso a contribuição do maior agente principal: O professor estes necessitam de formação para estabelecer a critica das informações dentro e fora da escola diferente de antigamente onde o professor era visto como transmissor de conhecimentos e hoje deve atuar como mediador e conselheiro participativo.
1.1 INTRODUÇÃO
A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provocam na pratica que ocorrem no cotidiano das escolas. Para entede-los e supera-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponiveis e a realidade em que as escolas se encontram inseridas. Indentificando as caracteristicas do trabalho pedagogico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente,de sua comunidade interna e externa.
Este conhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias(computadores,internet,TV,videos...) existem nas escolas a pratica pedagogica e outras atividades escolares nas situações em que possam trazer comtribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propositos educacionais e as estrategias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir aos alunos.
No processo de incorporação das tecnologias nas escolas, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangencia e a rapidez do acesso a informação, bem como novas possibilidades de comunicação e interação. o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo. Os topicos apresentados no trabalho “Educação Digital” tem foco em experiencias de uso das tecnologias nas escolas e em teorias que as fundamentam, e defendem as necessidades de um paradigma inovador que supera a educação centrada na tranmissão de informação, na segregação de alunos e professores a um espaço de aprender e ensinar limitados pelas paredes de um sala, propondo um encontro da era digital com a escrita e a oralidade propiciando pelo uso de TIC como ensejo a comunicação interativa, a aprendizagem colaborativa e ao desenvolvimento da criatividade.
2 OBJETIVO
O principal objetivo desse trabalho é a entrevista realizada em uma escola para saber como a “EDUCAÇÃO DIGITAL”influencia na maneira de trabalhar dos professores nas escolas e, explicar como as escolas reagem e se posicionam em relação a nova era da tecnologia.
A entrevista consiste em exemplificar detalhadamente sobre como são realizadas as atividades tecnologicas e em que ambientes são aplicados estes tipos de estudos avaliando sua qualidade considerando seus aspectos positivos e negativos, ou seja, como
...