EGE – GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Por: Robson Lopes • 10/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.954 Palavras (8 Páginas) • 351 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DECEENG – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
EGE – GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
JEFERSON JULIANO FAURO - 476335
MARLON CARGNELUTTI - 645207
PALOMA VERIDIANE DAPPER - 645088
VIRGÍNIA CRISTINA SAMRSLA CZYZESKI - 644805
SISTEMA DE SEMÁFOROS
Ijuí - RS
2013
JEFERSON JULIANO FAURO - 476335
MARLON CARGNELUTTI - 645207
PALOMA VERIDIANE DAPPER - 645088
VIRGÍNIA CRISTINA SAMRSLA CZYZESKI - 644805
SISTEMA DE SEMÁFOROS
Trabalho apresentado à disciplina de Automação Industrial para obtenção da aprovação parcial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
PROFESSOR : GILSON BATISTA
Ijuí - RS
2013
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Controlador Lógico Programável.
Figura 2 - Estrutura de um programa em Ladder.
Figura 3 - Display de 7 segmentos.
Figura 4 - Representação interna nas configurações anodo e catodo comum.
Figura 5 - Circuito Integrado 4511.
Figura 6 - Circuito inicial desenhado no software Protheus.
Figura 7 - Esquema de ligação do 4511.
Figura 8 - ...
Figura 9 - ...
Figura 10 - Bancada de ligação da CLP.
Figura 11 - Circuito final do sistema de semáforos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL
1.2 Decodificador 4511 e Display de 7 segmentos
1.3 O Circuito integrado 4511
2. SISTEMA DE SEMÁFORO
2.1 Implementação Prática.
2.2 Lógica
3 CONCLUSÃO
4 . REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
O semáforo, também conhecido como sinaleira é um equipamento utilizado para controlar o trafego de veículos, pedestres e ciclistas. Possui grande aplicação em cidades de médio e grande porte. Geralmente é composto por três sinais luminosos, um verde, um amarelo e outro vermelho. O controle do semáforo permite alternar o direito de passagem em uma interseção. O cálculo dos tempos de controle dos sinais luminosos é determinado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Os tempos perdidos equivalem ao tempo em que os veículos e pedestres não podem cruzar a via, tal como os tempos mais utilizados como o sinal amarelo.
O presente trabalho visa elaborar um sistema de controle para semáforos. O projeto deste sistema irá incluir um CLP, display de 7 segmentos e conversores binários ou de 7 segmentos. Para a realização da programação será utilizado o software TwidoSuite ® e será implementado na prática com o objetivo de comprovar a lógica do sistema.
1. CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL
Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável (Relé programável ou módulo lógico), conhecido também por sua sigla CLP e pela sigla de expressão inglesa PLC (ProgrammableLogicController), é um computador dedicado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software, geralmente a linguagem é padrão Ladder) - controle de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento e um determinado número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S), digitais e analógicos.
Os CLPs são compostos por hardware, software, unidade central de processamento (CPU), memória, entradas e saídas. O hardware deve possuir alta confiabilidade, imunidade a ruídos eletromagnéticos, isolação galvânica de entradas e saídas, deve também ser facilmente configurável e de manutenção simples. O software deve possuir uma programação simples com recursos para processamento em tempo real e alta velocidade de processamento.
A CPU é responsável pela tomada de decisões. Através da programação ela analisa o estado das entradas e altera o estado das saídas de acordo com a lógica programada.
A Figura 1, mostra um esquema simplificado de um CLP:
Figura 1 - Controlador Lógico Programável.
[pic 1]
A programação é feita utilizando a linguagem Ladder. A linguagem Ladder é baseada no princípio de contatos elétricos. Cada um dos componentes pode possuir um número infinito de contatos que são limitados pela capacidade de memória do controlador programável. Ladder é uma palavra inglesa que quer dizer escada e este nome está associado à representação gráfica dos contatos: ela é feita horizontalmente, em linhas paralelas, que lembram os degraus de uma escada.
Figura 2 - Estrutura de um programa em Ladder.
[pic 2]
Para a realização da programação foi utilizado o software TwidoSuite® que é compatível com o CLP do modelo TWDLCAE40DRF da marca Schneider Eletric. Essa programação foi anexada ao final deste relatório.
1.2 Decodificador 4511 e Display de 7 segmentos
O display de sete segmentos, nada mais é do que um invólucro com sete led´s com formato de segmento, posicionados de tal forma a possibilitar a formação de números decimais e algumas letras utilizadas no código hexadecimal. O display de 7segmentos é mostrado na Figura 3.
...