TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – ENGENHARIA DE MÉTODOS

Por:   •  18/9/2015  •  Monografia  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 12

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – ENGENHARIA DE MÉTODOS.

ALLEN DE OLIVEIRA RA- 258382012

PORTFÓLIO 1

Medida da Produtividade

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

ALLEN DE OLIVEIRA RA- 258382012

PORTFÓLIO 1

Medida da Produtividade

Trabalho apresentado ao Curso Gestão da Produção Industrial Faculdade ENIAC para a disciplina Engenharia de Métodos..

Prof. Douglas Merlin Rodrigues Santos

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

OBJETIVO

Entender os conceitos de Medida da Produtividade

ATIVIDADE PROPOSTA

_________________________________________________________________________

1. Elabore um texto contendo uma síntese do capítulo 6 do livro “Gestão da Produção Industrial” (O seu texto deve contemplar os conceitos de produção que estão sendo explanados).

2. Resolva os exercícios da página 192 do mesmo livro.

DESENVOLVIMENTO

Síntese - Gestão da Produção Industrial - capítulo 6

A produtividade pode ser definida como a otimização do uso dos recursos empregados inputs para a maximização dos resultados desejados outputs, não esta somente na produção também na vida pessoal, pois o ser humano busca cada dia mais melhorar algo em sua vida, ele busca atingir este objetivo através de estudos, pesquisas, leituras, as empresas vêm buscando vantagens competitivas, melhorando seus processos, relação com clientes, qualificando o seu colaborador e cuidando da qualidade dos seus produtos para estar à frente de seus concorrentes.

Os países querem mostrar que são mais produtivos que outros, fazendo melhorias principalmente no nível de vida. O governo se preocupa com a produtividade, investindo nas empresas com linhas de créditos e prêmios, isso gira em torno da demanda infraestrutura adequando a transporte, comunicação, energia, criatividade e inovação de seus empreendedores.

A produtividade esta presente em tudo o que fazemos, é o principal em nosso trabalho, a nossa carreira profissional que depende da produtividade, as empresas nos cobram para produzir mais com menos recursos possível.

De acordo com Bureau a definição da produtividade é uma medição de eficiência que mostra como os recursos disponíveis são convertidos em produtos/serviços. Todo material que entra sofre alterações com ajuda dos recursos e são transformados em produtos e sai para os consumidores.

O Brasil em 1996 era um dos países que apresentavam condições inferiores de produtividade no setor automotivo comparado com Estados Unidos, Coréia e Japão, devido o atraso na década de 1980. Com sua abertura de mercado o Brasil recuperou o tempo perdido no início da década de 1990.

No nível estratégico as grandes empresas têm o foco de conquistar a eficácia, para alcançar seus resultados, deixando o critério de eficiência para o nível operacional, ou seja, ela se torna eficaz se os seus conjuntos de processos obtiver resultados positivos e se torna eficiente, se resultado dos processos for igual, ou melhor, que o padrão estipulado.

Várias empresas avaliam sua produtividade e a sua evolução, comparando com outras empresas concorrentes, pois acham elas muito importante como referencias. Na maior parte dos casos, o aumento da produtividade requer mudanças na tecnologia, na qualidade ou forma de organização do trabalho. Trabalhando com ambiente da organização para que seja favorável a mudanças e dando abertura para novas ideias para que tenham melhorias.

As empresas devem criar um bom clima para que possa obter a melhoria, com a integração funcional, participação dos colaboradores, motivação, direcionamento ao cliente e investimento em tecnologia, pois com este grupo influencia na produtividade.

A medição da produtividade é algo importante ao conceito de medição, quando se consegue medir de forma adequada, torna-se evidente a efetividade da ação de melhoria. Para medição da produtividade podem ser das mais variadas, diferenciando o recurso que será escolhido e formamos indicadores para facilitar o gerenciamento. Para medir a produtividade, devemos considerar dois termos: output (saídas) e input(entradas).

O aumento da produtividade acontece sempre que reduzimos os recursos necessários para fazermos um produto, na prática às duas faces da mesma moeda.

Desperdício é toda atividade que não agrega valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com