EMPREGABILIDADE E EMPRESABILIDADE
Artigo: EMPREGABILIDADE E EMPRESABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glauceramos • 11/3/2014 • 377 Palavras (2 Páginas) • 697 Visualizações
INTRODUÇÃO
A idéia este trabalho é uma pesquisa, visando compreender a relação entre os conceitos de empregabilidade e empresabilidade.
O maior desafio desse cenário é descobrir, atrair e reter pessoas talentosas. Se é fundamental que o profissional busque constantemente seu aprimoramento, através do auto desenvolvimento, as empresas também precisam despertar para a necessidade de desenvolver e utilizar as competências intelectuais e técnicas de seus talentos, pois as pessoas lutam para alcançar essa característica, que é tão pouco explorada.
DESENVOLVIMENTO
Empregabilidade é a capacidade de o trabalhador estar e se recolocar no mercado de trabalho. Parece óbvio, mas deve ser a principal característica do trabalhador, buscar e manter um emprego atrativo. A empregabilidade não varia apenas pela qualificação profissional, mas sim pelas demandas do mercado.
Empresabilidade é a capacidade de criar ambientes e processos que permitam contratar, desenvolver e reter os melhores colaboradores para a empresa, melhorando a escala de resultados, reduzindo custos e agregando valor à rede de relacionamentos
Assim como disputamos desde a vaga que precisamos para nos sustentar, após ganhar qualificação batalhamos pelas melhores empresas, estas para sobreviver e se tornarem competitivas também precisam batalhar pelos melhores profissionais e fazer de tudo para mantê-los.
Como em uma balança de pratos, de um lado temos excesso de trabalhadores para poucas vagas com baixos salários e do outro excesso de vagas para poucos privilegiados que ganharão muito.
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
Empregabilidade vem apresentando mudança de atitude e mentalidade dos trabalhadores, adequando-os as novas condições do mercado de trabalho.
A busca dessas mudanças, adequações e transformações têm sido necessária, inclusive, como meio de sobrevivência no mercado, por parte dos indivíduos e das organizações. São inovações tecnológicas, mudanças nas relações de trabalho, aumento da competitividade, situações que acabam por impor novas idéias e análises e permitem o melhor entendimento do processo e adequação aos novos tempos.
Também com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os indivíduos, melhorando as condições para si mesmo no trabalho, propiciando seu crescimento.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
REPARTIR E SABER FAZ O CONHECIMENTO. Disponível em:<http://www.repartirosaber.com.br/2011/02/empregabilidade-e-empresabilidade.html> Acesso em 24/02/2014.
ZE MOLEZA. Disponível em:<http://www.zemoleza.com.br/carreiras/30440-empregabilidade-e-empresabilidade-um-desafio-ao-profissional-contemporaneo.html#gsc.tab=0> Acesso 23/02/2014.
KOPS, DARCI – ARTIGONAL – Título: Empresabilidae e empregabilidade.
...