ENERGIA FOTOVOTAICA
Por: Wellington Nabarro • 8/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 301 Visualizações
Energia Fotovoltaica (FT)
Abinadaby Sousa Nascimento
Resumo
A manipulação de técnicas para a obtenção de energia é cada vez mais bem vista. Nas primeiras tentativas foi encontrado diversas formas porem agressivas a nossa mãe terra, com as observações dos efeitos catastróficos foram adotados novos métodos de retirada de energia do ecossistema, técnicas que seriam menos prejudicial a nossa natureza. Com a crescente demanda de energia e com escassez de fontes não renováveis, atualmente o estudo e pesquisas sobre aplicações de fontes de energia renováveis está cada vez mais crescente. Os recursos de energias renováveis oferecem muitas vantagens para um mundo carente de energia, eles podem ser usados de muitas maneiras, gerando problemas ambientais mínimos e podem ser controladas com tecnologias apropriadas. Essas energias correspondem atualmente a 9% da energia fornecida no mundo, esse índice aumenta para 22% se incluirmos todos os usos da biomassa (HINRICHS, 2008, pg.108).
Abstract
The manipulation techniques to obtain energy is increasingly seen as well . In the first attempts was found various ways put our aggressive mother earth, with the observations of the catastrophic effects were adopted new ecosystem energy withdrawal methods , techniques which would be less harmful to our nature. With the growing energy demand and shortage of non-renewable sources , currently study and research on renewable energy sources applications is increasingly growing . The renewable energy resources offer many advantages to a needy world of energy, they can be used in many ways , creating minimal environmental problems and can be controlled with appropriate technologies. These energies now account for 9% of the energy supplied in the world , this rate increases to 22% if we include all uses of biomass ( HINRICHS , 2008 , pg.108 ) .
Introdução
A raça humana desde os templários vem criando e descobrindo novas tecnologias e melhorias para o seu bem estar, basta olhar na historia para ter como bases novas tecnologias que foram implantadas nos últimos séculos. Inventos milagrosos que facilitaram a vida da humanidade, temos como um grande exempla a manipulação dos fenômenos da eletricidade. Um dos grandes pioneiros da manipulação desses fenômenos foi (Nikolas tesla 1886- 1943), tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da modernidade, um homem que “espalhou luz sobre a face da terra”. Desde sua proeza o homem vem descobrindo novos modos de manipular a natureza para retirar energia para o consumo humano como, por exemplo, a retirada de energia das hidrelétricas, a manipulação de usinas nucleares para retirada de energia nuclear, energia eólica, energia solar, térmica entre outros tipos de energia.
Diariamente toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para geração de eletricidade. Através de uma tecnologia chamada fotovoltaica, ou seja, luz transformada em eletricidade. A tecnologia fotovoltaica (FT) converte diretamente os raios solares em eletricidade e o constante avanço desta tecnologia está proporcionando o aumento da captação de fornecimento de energia elétrica no mundo todo, permitindo que a energia solar fotovoltaica seja uma solução viável, de baixo custo e com manutenção mínima. O efeito fotovoltaico começou a ser pesquisado em 1954, por cientistas da área espacial, que buscavam uma forma eficiente de fornecer energia aos equipamentos dos satélites colocados em órbita. Desde então, a energia solar fotovoltaica tem-se desenvolvido de forma acelerada e se faz cada vez mais presente em regiões onde o acesso à rede elétrica convencional é dificultado. Hoje em dia a energia solar fotovoltaica é a segunda fonte de energia renovável que mais cresce, cerca de 20% por ano no mundo, e se apresenta como a fonte mais viável dentre as outras que temos disponíveis, isso quando a relacionamos a custo beneficio.
Tipos de energia solar
O sol é a nossa maior fonte de energia, poderosa, durável, confiável e disponível em todo o mundo. A cada hora, a luz solar que atinge a terra é maior do que a quantidade de energia utilizada por cada pessoa no planeta em um ano inteiro. Há dois tipos de energia solar já encontrado temos a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica. A energia solar térmica usa o calor do sol diretamente para aquecer outros meios, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam coletores (também conhecidos placas) ou tubo evacuado para captar o calor do sol e transferir o calor para um liquida. A energia solar térmica é normalmente usada para produzir água quente para banhos ou processos industriais.
A tecnologia fotovoltaica (FT) converte diretamente os raios solares em eletricidade. Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.
As células fotovoltaicas realizam essas conversão sem partes moveis, ruídos, poluição, radiação ou são livre de manutenção. As células fotovoltaicas são feitas de um material semicondutor, geralmente de silício (um recurso muito abundante na terra), que é tratado quimicamente para criar uma camada de cargas positivas e uma camada de cargas negativas. Quando a luz atinge uma célula fotovoltaica, um elétron e desalojado. Estes elétrons são recolhidos por fios ligados à célula, formando uma corrente elétrica. Quanto mais células, maior a corrente de tensão.
Os painéis solares, normalmente, possuem uma aparência azulada ou preta e são instaladas em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos. Os painéis fotovoltaicos são utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir o custo da conta de luz.
Certo numero de células disposta lado a lado formam um modulo de ou painel fotovoltaico, vários módulos juntos formam um arranjo de painel fotovoltaico. Os módulos vendidos comercialmente possuem potencia que variam desde 5 watts a 300 watts, e produzem corrente continua (CC) semelhante a corrente de bateria de um automóvel.
Atualmente, as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências de até 28%, fabricadas com arsenieto de gálio, mas o seu custo elevado limita a produção destas células solares ao uso na indústria espacial.
Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa, ao redor do mundo. A luz solar produz até 1000 Watts de energia por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energético.
...