ENGENHARIA DE SOFTWARE - Atividade 8 - 2014
Monografias: ENGENHARIA DE SOFTWARE - Atividade 8 - 2014. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vandercelso • 8/11/2014 • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 888 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Na Unidade 8, especificamente na Evolução da arquitetura de software, vimos que durante a manutenção do sistema, a maioria das mudanças individuais realizadas é localizada, e essas mudanças não afetam a arquitetura do sistema. Contudo, desde a década de 1980, a economia de sistemas baseados em computadores mudou radicalmente, de maneira que os sistemas distribuídos, em vez de sistemas centralizados, são com frequência a solução mais eficaz, em termos de custo, para os problemas de negócio das empresas. Com base nos fatores estudados por Sommerville (2003), que contribuem com essa mudança, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa errada:
Resposta Selecionada:
Corretaa.
No que diz respeito à mudança de arquitetura de um sistema legado para uma arquitetura distribuída, quanto mais modular for o sistema, mais difícil será modificar sua arquitetura.
Resposta Correta:
Corretaa.
No que diz respeito à mudança de arquitetura de um sistema legado para uma arquitetura distribuída, quanto mais modular for o sistema, mais difícil será modificar sua arquitetura.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Em razão da redução em potencial dos custos de compreensão, análise e testes, existe um significativo efeito multiplicador, quando o sistema é desenvolvido visando à facilidade de manutenção. Segundo Sommerville (2007), existem alguns fatores principais que distinguem o desenvolvimento e a manutenção e que levam a custos de manutenção mais altos. Neste contexto, relacione os elementos das duas colunas abaixo, onde a primeira apresenta os fatores e a segunda, suas justificativas.
A - Estabilidade da equipe
B - Responsabilidade contratual
C - Habilidade da equipe
D - Idade e estruturas do programa
( ) Várias características envolvem este fator, tais como, pouca experiência da equipe de manutenção, não ter domínio de funcionalidade do software, dificuldade na manutenção de software escritos em linguagens já obsoletas tendo-se que aprende-las antes, para somente depois realizar a manutenção no sistema.
( ) Geralmente a equipe de desenvolvimento se volta para trabalhar em novos projetos depois de um sistema ter sido entregue ao cliente sendo designado uma nova equipe para a manutenção dificultando a compreensão dos detalhes de decisões do projeto.
( ) Sistemas legados foram desenvolvidos sem as modernas técnicas de Engenharia de Software. As técnicas utilizadas nestes sistemas eram bem estruturadas e frequentemente otimizadas com vistas à eficiência, e não à facilidade de compreensão. E ainda, sua documentação pode ter sido perdida ou pode estar inconsistente.
( ) O desenvolvimento e a manutenção de um sistema geralmente são realizados em contratos separados e, ainda, podem ser realizados por empresas diferentes. Por isso, desenvolver um software de maneira que seja fácil de ser modificado pode ficar comprometido.
A sequência correta é:
Resposta Selecionada:
Corretae.
C, A, D, B
Resposta Correta:
Corretae.
C, A, D, B
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Os processos de manutenção variam consideravelmente, dependendo: do tipo de software que está em manutenção, dos processos de desenvolvimento utilizados em uma organização e do pessoal envolvido no processo. De uma forma geral, todos os processos de manutenção têm as mesmas atividades fundamentais de análise de modificações, planejamento de releases, implementação de sistemas e liberação de um sistema para os clientes. Dentro desse contexto, leia as afirmativas abaixo:
I - O processo de manutenção é iniciado por um conjunto de pedidos de mudança por parte dos usuários do sistema, da gerência ou dos clientes. O custo e o impacto dessas mudanças são calculados para ver quanto do sistema é afetado pela mudança e quanto pode custar para implementá-la.
II- Algumas vezes, os pedidos de modificações se relacionam com problemas no sistema que devem ser resolvidos com muita urgência devido ao reparo ser para permitir a continuação da operação normal do sistema ou devido às mudanças ambientais, que têm efeito inesperado sobre o sistema e ainda, devido às mudanças nos negócios que não foram previstos, que podem ser devidas ao surgimento de novos concorrentes ou de uma nova legislação.
III - Segundo Sommerville (2003), geralmente nos reparos de emergência em sistemas é escolhida a melhor solução, em vez da solução possível, no que diz respeito à estrutura do sistema, tornando as futuras mudanças progressivamente mais fáceis com custos menores de manutenção.
IV - Segundo Sommerville (2007), a previsão do número de pedidos de alteração para um sistema requer uma compreensão da relação entre o sistema e seu ambiente externo. Para isso é importante avaliar: o número e a complexidade das interfaces de sistema, o número de requisitos de sistema inerentemente voláteis e os processos de negócios em que o sistema é utilizado.
V - Somente as métricas de processo podem avaliar a facilidade de manutenção de um software prevendo o seu custo de manutenção, não sendo importante, neste caso, a experiência do gerente..
...