ENGNEHARIA MECATRÔNICA
Monografias: ENGNEHARIA MECATRÔNICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarceloRodrigo • 12/10/2014 • 1.409 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA MECATRÔNICA – MÓDULO MIEMMECA
MARCELO RODRIGO A SILVA - 241522011
PORTFÓLIO 1
FUNDAMENTOS DA MECATRÔNICA
...............................................................................................................................
Guarulhos
2011
MARCELO RODRIGO DA SILVA
PORTFÓLIO 1
FUNDAMENTOS DA MECATRÔNICA
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Fundamentos da Mecatrônica.
Prof. Marcos Valério
...............................................................................................................................
Guarulhos
2011
...............................................................................................................................
Resumo extraído do livro ROSÁRIO, João Maurício. Princípios da Mecatrônica. Ed. Pearson – págs. 145 a 148 – itens 7.3 e 7.4
Resumo
7.3 Fatores que beneficiaram o desenvolvimento dos robôs industriais
Na década de 60, foram lançados os primeiros robôs industriais, seu preço era muito alto, poucas empresas localizadas no Japão e Estados Unidos tinham acesso a eles, mas em 1796 os preços começaram a cair. A redução de custos ocorreram na informática, na robótica e na microeletrônica; com o uso dos microprocessadores a tecnologia da robótica evoluiu de maneira estrondosa.
7.4 Vantagens e desvantagens da robótica industrial
O crescimento da robótica gerou enormes benefícios. A automação além de aumentar a produção os equipamentos automatizados teve melhoria na qualidade do produto e também evitava perdas de matérias primas.
A automação trouxe grandes benefícios para as indústrias mas causou grandes impactos para os operários pois muitos tiveram que ser demitidos ou substituídos por pessoas qualificadas a trabalhar em um ambiente automatizado, a automação foi um grande impulsionador na tecnologia da robótica, pois a ideia que sistemas mecânicos poderiam ser controlados por operações numéricas-aritméticas como por exemplo o CNC, controlado por computadores conectados a motores que fabricavam peças com velocidade e eficiência muito superior a mão-de-obra humana.
7.4.1 Principais vantagens
As vantagens são numerosas. O aumento de produtividade, melhoria, a consistência e qualidade final do produto, redução nas operações de trabalho, menos contratação de mão-de-obra humana, contabilidade dos processos e facilidade no uso dos robôs; tudo isso geram redução de riscos e custos.
A aplicação de robôs nas indústrias tornou notável produção, pois trabalhos árduos onde operários precisariam de ambientes agradáveis e maios tempo para executa-los os robôs realizavam em menor tempo tarefas realizadas por centenas de operários em longo prazo, trabalhos repetitivos e de difícil execução eram realizados com muita eficiência e em menor tempo.
7.4.2 Custo de aquisição
O alto custo para se adquirir um sistema totalmente robotizado é o fator mas agravante, pois o tempo para se recuperar o investimento depende do custo da compra, por isso é relevante analisar a necessidade, e a aplicação e instalação já que o custo é calculado de acordo com suas dimensões, sofisticação, complexidade, exatidão e confiabilidade. Também deve-se levar e considerações o número de operários substituídos, turnos realizados, produtividade, custo do projeto a manutenção e custo dos equipamentos e periféricos.
7.4.3 Impacto Social
Com o surgimento dos robôs e a automação grandes impactos sociais ficaram visíveis, ou aumento de desemprego e demissão em massa nas indústrias aumentaram demasiadamente tornando a evolução da tecnologia inclusive da informática um terror para as pessoas menos qualificadas chamados operários de chão de fábrica.
O uso dos robôs tornou-se um questão de sobrevivência das industrias , pois com a baixa nos preços dos mesmos muitos decidiram implantar sistemas automatizados para substituir mão-de-obra humana, sabendo que mesmo sendo mais baratos que no início ainda eram considerados caros, mas o retorno seria muito rápido, assim operários eram substituídos gradativamente por máquinas que executavam trabalhos difíceis em menos tempo e com muita eficiência. Está evidente que no futuro bem próximo a robótica e automação dominará o mercado das indústrias no mundo resta apenas buscar qualificação para não ficar sem emprego.
É possível prever que em breve o ramo de construção civil também entrará neste mundo de tecnologia vendo que os trabalhos realizados por operários são árduos e difíceis de se realizar, para os robôs certamente seria muito fácil e também como vimos no texto anteriormente e as empresas estariam impune de problemas trabalhistas com a substituição de homens por robôs.
Questões
1º) Na década de 60 foram lançados os primeiros robôs, mas devido a seu alto custo a maioria da indústrias não tinham acesso a eles. De acordo com o seu entendimento no texto explique porquê era considerado alto custo e porquê não era viável para a maioria das industrias adquirirem robôs nessa época.
Era considerado alto custo porquê para a maioria das indústrias
...