TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO EM LABORATORIO

Por:   •  25/3/2016  •  Ensaio  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Anhanguera de Jaraguá do Sul

Engenharia Mecânica 4ªfase

Disciplina: Materiais para construção mecânica  

           Prof: Marcelo Mario Amendolara

Experimento em Laboratório

Teste de Dureza e Exame Metalografico

    Adalberto Maas junior        RA: 7261613344

   Jonathan W. Pereira                RA: 7093589255

   Thiago Henkemaier                RA: 7260608711

   Vinicius da Silva Pinto        RA: 7088574575

Jaraguá do Sul

2015

INTRODUÇÃO

Foram feitos dois experimentos em laboratório. O primeiro deles consistiu no teste de dureza de um corpo de aço 1020, onde através de uma força aplicada com o  equipamento adequado foi possível  analisar as reações do material e qual o valor de sua dureza.

        No segundo experimento foi preparado um pequeno pedaço de material na qual depois do processo de embutimento foi lixado até ser possível com a ajuda de um microscópio analisar sua estrutura cristalina.    

     

OBJETIVO

Conhecer a estrutura interna do material escolhido para exame.

PARTE  EXPERIMENTAL

Materiais utilizados

- Aparelho durômetro;

-Tarugo de aço 1020;

-Tarugo de aço 1045 com Ø8,6mm;

-Maquina politriz;

-lixa 180, 220,320,400,600;

-Pasta diamantada ;

-Álcool ;

-Ácido nítrico PA;

-Algodão;

-Equipamento de segurança ( óculos,avental e luvas);

-Microscópio ;

Procedimento experimental

        No primeiro ensaio realizado usou-se o método  de dureza Brinell, que consistiu em comprimir uma esfera de 2,5mm de diâmetro contra a superfície de  um tarugo de aço 1020, a pressão aplicada foi de 187,5Kgf durante um tempo de aproximadamente 15 a 20 segundos. Assim foram realizados quatro ensaios no mesmo material para comparação do valores.

        No segundo experimento foi feito um ensaio de metalografia onde cada equipe escolheu um pequeno pedaço de aço diferente, após a escolha foi feito o processo de embutimento do mesmo, com material baquelite e ajuda de uma pressa a quente, que aquece o material a uma temperatura de até 150 C°, o material para embutimento foi submetido também a uma pressão de 120Kg durante um tempo 3,5 minutos,após esse tempo começa então o processo de resfriamento do mesmo

        Após esta etapa iniciou-se a de lixamento, esta operação tem por objetivo eliminar riscos e marcas profundas, preparando para o polimento. Em nossas aulas utilizamos a técnica de lixamento manual, que consiste em se lixar a amostra em uma lixa de granulometria cada vez menor. A sequencia que utilizamos as lixas foram: 180 por 5 minutos, 220 também 5 minutos,lixa 320 por 3 minutos, a 600 por 7 minutos.

        Feito esta operação fizemos uma pré visualização no microscópio não sendo possível fazer uma determinação da estrutura do material, passamos então para o polimento.O polimento é a operação pós lixamento que visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para este fim pasta de diamante ou alumina, sendo que nosso caso foi utilizado pasta diamantada .Antes de realizar o polimento deve-se fazer uma limpeza na superficie da amostra, de modo a deixá-la livre de traços abrasivos, solventes, poeiras e outros.

Após o polimento partimos então para o ataque químico onde a superfície polida do corpo de prova fica exposta a reagentes oxidantes. Os reagentes são constituintes macroestruturais que se deseja contrastar na análise metalografico microscópica.Em nosso caso molhou-se o corpo de prova com álcool, em seguida foi secada com algodão, nunca com papel, pois pode soltar traços que acabam atrapalhando na hora da leitura. Após deixar secar faz-se o ataque ácido com uma mistura de álcool e 1ml de ácido nítrico PA. Depois de deixar reagir por pouco tempo,secar com algodão e imediatamente deve se fazer a leitura.  

RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Diante das etapas realizadas podemos observar que a esfera do teste Brinell provoca uma endentação mais larga e mais profunda. Assim a dureza medida no teste abrange uma porção maior de material resultando em uma média de medição mais precisa. A escala em vermelho representada no durômetro utilizado na experiência  representa o valor de dureza do material na escala Brinell, do qual em nosso experimento obtivemos os resultados de 182,186,187,184 Brinell nos quatro testes realizados sob face plana de um aço 1020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (863.8 Kb)   docx (728.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com