ESTRUTURA E PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS
Por: Sidimar Rodrigues • 20/4/2018 • Trabalho acadêmico • 4.481 Palavras (18 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
AILTON PAIANO RIBEIRO
SIDIMAR JOSE RODRIGUES
CORROSÃO
CAÇADOR
AILTON PAIANO RIBEIRO
SIDIMAR JOSE RODRIGUES
ESTRUTURA E PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS[pic 2]
Projeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Corrosão, do Curso de Engenharia Mecânica, ministrado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe- UNIARP, sob orientação do professor Arã paraguassu.
CAÇADOR
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1- INTRODUÇÃO 4
2- ESTRUTURA DOS MATERIAIS 5
2.1- Materiais metálicos 5
3. PROCESSAMENTOS DE MATERIAIS POLIMÉRICOS 7
3.1- Extrusão 7
3.2- Moldagem por injeção 8
3.3- Moldagem por sopro 8
3.4- Moldagem por rotação 9
3.5- Moldagem por vácuo 9
3.6- Moldagem por compressão à quente 9
3.7- Moldagem por transferência 9
3.8- Fundição 10
4. PROCESSAMENTO DE MATERIAIS METÁLICOS 11
4.1- Extrusão 12
5- PROCESSAMENTO DE MATERIAIS COMPOSITOS 14
5.1- Moldagem sem pressão 14
5.2- Moldagem por projeção simultânea 14
5.3- Moldagem a vácuo 14
5.4- Moldagem por compressão a frio 15
5.5- Moldagem por injeção 15
5.6- Moldagem de placas continuas 15
5.7- Moldagem por centrifugação 15
6-CONCLUSÃO 19
7-BIBLIOGRAFIA 20
- INTRODUÇÃO
Os materiais estão presentes desde o início da civilização humana, e vem evoluindo até os dias atuais e sendo aperfeiçoados com o objetivo de melhorar o nível de vida do ser humano. Entre os materiais mais comuns podemos citar: o aço, plástico, alumínio, madeira, cobre, vidro e a borracha.
A produção e a transformação dos materiais exigem um conhecimento da estrutura dos mesmos, pois cada material possui formação e composição diferentes, tornando o processo de criação de cada objeto único.
Nesse trabalho apresentaremos as principais classes de materiais e suas classificações de acordo com a estrutura e composição química de cada um, apresentando suas principais características e qual classe cada um se encaixa. O desenvolvimento dos materiais está dentro do ramo de conhecimento denominado (ciência e engenharia dos materiais), onde se estuda profundamente cada material empregando conceitos na conversão dos mesmos em produtos finais.
- Estrutura dos materiais
Os materiais são classificados em 3 principais classes, quais sejam: materiais metálicos, materiais poliméricos, e materiais cerâmicos. Porem com o desenvolvimento tecnológico na produção de novos materiais, existem também os compósitos.
2.1- Materiais metálicos
Materiais metálicos são substâncias inorgânicas compostos por um ou mais elementos metálicos e podem conter elementos não-metálicos. Exemplos de metálicos: aço, cobre, alumínio, níquel, titânio. Exemplos de não-metálicos: carbono, nitrogênio e oxigênio que podem estar presentes nos metálicos.
O arranjo dos átomos presentes nos metais se apresenta de forma cristalina e de maneira ordenada. Eles em geral, são bons condutores térmicos e elétricos. Pode-se dizer que quase todos os metais são mecanicamente resistentes, dúcteis e muitos estabilizam sua resistência mesmo em altas temperaturas.
2.2- Materiais poliméricos
A estrutura dos polímeros consiste em cadeias moleculares orgânicas (carbono) de longa extensão. Quanto a estrutura, a maior parte deles não possui a mesma cristalina, porém alguns apresentam uma mistura de regiões cristalinas e não-cristalinas. No quesito resistência mecânica e ductilidade, há uma enorme variabilidade, devido à natureza do arranjo atômico, possuem péssimas características para conduzirem calor e eletricidade. Isto permite que sejam utilizados como isolantes. Em geral possuem peso específico baixo e temperatura de decomposição baixa.
- Materiais cerâmicos
São materiais inorgânicos tendo em sua composição elementos metálicos e não-metálicos unidos por meio de ligações químicas. Os cerâmicos se apresentam com a estrutura cristalina e não-cristalinas ou ainda uma mistura de ambas. A maioria dos cerâmicos tem alta resistência mecânica e elevada dureza, mesmo em temperaturas extremas, por outo lado apresentam alto grau de fragilidade. Os materiais cerâmicos estão com uma nova gama de aplicação, como é o caso de peças desenvolvidas para motores de combustão interna, por terem baixo peso, resistência e elevada dureza se tornam excelentes para esse tipo de aplicação.
Também são bastante usados em fornos na indústria metalúrgica por serem resistentes ao calor, por versatilidade está sendo usado em ônibus espacial como protetor térmico na subida e por ocasião na volta também.
- Materiais compósitos
Os compósitos levam esse nome por terem composições de dois ou mais materiais distintos que formam um compósito. Na maior parte desses materiais é formado por um elemento de reforço envolvido por uma matriz, constituído por uma resina colante que une os materiais de forma que fique resistente e com características desejadas.
...