ESTUDO DE CASO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Por: nathy010295 • 18/11/2018 • Projeto de pesquisa • 2.450 Palavras (10 Páginas) • 325 Visualizações
FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Materiais de Construção, do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Brasileira – Multivix Vitória, como requisito para avaliação.
- INTRODUÇÃO
Foram escolhidos dois ambientes seguindo orientação do trabalho. Escolhemos dois ambientes distintos com uso diferente de materiais de construção, o primeiro ambiente está localizado em Jabour, Vitória-ES, o segundo ambiente escolhido está localizado em ******. No decorrer do trabalho descrevemos as vantagens e desvantagens de cada material utilizado em nos ambiente em específico.
1º AMBIENTE
DIVPISO
O local escolhido para estudo de caso, foi a loja de revestimentos Divpiso, com área interna de 87,20m², segue anexo na tabela de fotos (foto 1). Na loja foram observados o piso laminado, o forro de fibra mineral, o drywall e a tintura como materiais de construção.
1.PISO LAMINADO
É um piso constituído de lâminas de madeiras com larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HPP (painel de madeira de alta densidade com partículas de eucalipto com resina melamínica). A camada superior exibe uma estampa decorativa artificial que vem protegida pelo overlay (filme cristalino de celulose com resina de melamínica garantindo a alta resistência a riscos). Segue anexo na tabela de fotos ( foto 2).
1.1.VANTAGENS:
· Produto natural: o piso laminado é um produto feito de madeira de eucalipto de reflorestamento, sendo assim, natural e renovável. O processo produção do piso laminado em relação a outros produtos industrializados exige baixo consumo energético e respeita a natureza. Matéria-prima não tóxica, não liberta odores ou vapores de origem química, sendo, portanto, segura ao toque e manejo. Ao contrário de outras matérias-primas a madeira quando envelhece, não contém qualquer perigo para o meio ambiente, já que é facilmente reconvertida e reaproveitada.
· Excelente Isolante: O isolamento é um aspecto muito importante para a redução da energia usada no aquecimento e climatização de ambientes. A madeira é um isolante natural que pode reduzir a quantidade de energia necessária na climatização de espaços. Apresenta boas condições naturais de isolamento térmico para o ambiente, sendo assim um material agradável ao toque, sem ficar muito frio ou quente, tendo também absorção acústica, ou seja, os sons não rebatem tanto em sua superfície, ajudando a tirar o efeito de eco dos ambientes.
· Fácil instalação: Trata-se de um material de fácil instalação, que pode ser aplicado em cima de diversos pisos como cerâmica, concreto entre outros, não tendo assim há necessidade de retira-los para que possa ser feita a aplicação do laminado, havendo apenas a necessidade de ausência de umidade e do nivelamento do piso.
· Fácil limpeza: por não ser um piso poroso, o laminado tem fácil limpeza não agarrando sujeira.
1.2. DESVANTAGENS:
· Vulnerabilidade: É bastante vulnerável aos agentes externos, como a luz solar, tendo a necessidade do uso de cortinas para bloquear a radiação do sol diretamente no piso.
· Resistencia: não é um piso resistente a água, não podemos usar em áreas externas e áreas úmidas, como cozinhas e banheiros, ou em bases com infiltração ou umidade. Tendo assim a sua durabilidade limitada, quando não utilizado de forma correta.
· Variabilidade: o piso laminado por ser composto de madeira é um material heterogêneo e anisotrópico. Mesmo despois de instalado o laminado é muito sensível a variação de humidade dos ambientes, sofrendo assim dilatação das laminas.
1.1.2.FORRO DE FIBRA MINERAL
São forros em placas modulares, produzidas em fibras minerais branca biossolúvel derivado do calcário, compostos naturais, como argila, celulose, tinta à base d’água entre outros. São elementos fibrosos, portanto, são porosos e absorventes que possuem alto desempenho acústico e térmico. Segue anexo na tabela de fotos ( foto 3).
1.1.2.1.VANTAGENS:
· Desempenho acústico e térmico: o forro mineral é um excelente isolante térmico e acústico, esses são pontos importantes, pois tem grande capacidade de isolamento de ruídos, a absorção pode varia de 27 db a 42 db.
· Peso: o forro mineral é um material leve, são fabricados nas dimensões 1.250 x 625 mm ou 625 x 625 mm. A grande vantagem está no fato das placas serem removíveis, pois facilitada a manutenção.
· Resistência a umidade: pode ser utilizado mesmo em ambientes onde a umidade do ar pode alcançar altos índices, garantindo a resistência de 85% a 90%.
· Resistência ao fogo: têm grande resistência ao fogo, com classificação de incombustível pelas normas EN13501-1, ASTM E84-97 e NBR-9442.
1.1.2.2. DESVANTAGENS:
· Temperatura: os forros de fibra mineral não devem ser expostos as temperaturas maiores a 40ºC.
· Umidade: não devem ser instalados a umidade relativa do ar acima de 90%, e em áreas externas ou abertas, podemos assim formar manchas amareladas nas placas.
· Difícil limpeza: a placa tem pequenos furos, dificultando a limpeza.
1.1.3.PAREDES DE DRYWALL
Parede estruturada com aço galvanizado e formada por chapas de gesso acartonado, material proveniente de rocha gipsita desidratada (quando em contato com a água o pó do gesso vira pedra), segue anexo na tabela de foto ( foto 4)
1.1.3.1.VANTAGENS:
· Material leve: Em relação as paredes de alvenaria o drywall é muito mais leve, facilitando o transporte e sua aplicação, agilizando o andamento da obra.
· Facilidade na instalação de dutos: a instalação de dutos hidráulicos e fiação são muito mais simples do que o de uma
parede de alvenaria. Quando necessário a manutenção o sistema de drywall traz muito mais facilidade, gerando menos quebradeira e menos entulhos.
· Menor espaço ocupado: o sistema de drywall possibilita o ganho de espaço útil, pois quando utilizado as estruturas de aço galvanizado com espessura menor que de uma alvenaria ganhasse cerca de 4 a 5% de área livre.
· Eficiência sonora: o sistema tem grande eficácia acústica, pois o ar que fica entre as placas trabalha como barreiras sonoras bloqueando a propagação das ondas. O sistema também possibilita o uso de isolantes como lã de vidro garantindo ainda mais o isolamento acústico.
1.1.3.2.DESVANTAGENS:
· Proliferação de fungos e bactérias: por existir espaços vazios entre as placas a probabilidade de desenvolvimento de fungos, bactérias e pragas são muito maiores, principalmente em lugares quentes, ficando ainda mais propicio. Para evitar esse tipo de problema o ideal é fazer verificações periodicamente.
...