ESTUDO SOBRE O HABITO DE USO DOS DISPOSITVOS MÓVEIS PELOS OS DISCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO - Campus Petrolina
Trabalho Universitário: ESTUDO SOBRE O HABITO DE USO DOS DISPOSITVOS MÓVEIS PELOS OS DISCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO - Campus Petrolina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlaney • 12/11/2013 • 2.403 Palavras (10 Páginas) • 763 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Projeto de Pesquisa
ESTUDO SOBRE O HABITO DE USO DOS DISPOSITVOS MÓVEIS PELOS OS DISCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO – Campus Petrolina
Vlaney Fernando dos Santos Souza
Ricardo Barbosa Bittencourt
Petrolina
2012
Título
ESTUDO SOBRE O HABITO DE USO DOS DISPOSITVOS MÓVEIS PELOS OS DISCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO – Campus Petrolina.
Introdução
As tecnologias de computação móvel encontram-se atualmente em franca evolução e parecem destinadas a transformar-se no novo paradigma dominante da computação (Myers et al., 2003). A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade (Ahonen, 2003; Syvänen, 2003). Essa oferta de serviços de telecomunicações e de artefatos computacionais, capazes de prover mobilidade aos diferentes participantes de projetos educacionais, apresenta a oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas no campo da computação móvel aplicadas à educação (Meirelles et al., 2004).
Percebe-se a cada dia, sobre as mesas escolares, os mais variados tipos de celulares. São modelos novos e antigos que se misturam pelos sons de cada um que toca, treme ou apenas ilumina.
Sem saber o que acontece diante de si, ele toca desejando que seu possuidor o atenda o mais rápido possível, ignorando quem está presente, para, então, saber o que se passa. Parece que os celulares nos centros educacionais estão a comunicar muito mais do que as ondas sonoras emitidas pelo aparelho e, ao mesmo tempo podem estar servindo de grandes possibilidades pedagógicas para discutirmos ética, conhecimento e a inclusão digital nas escolas. Apoio à aprendizagem, os mundos tridimensionais virtuais, onde o sujeito possa se movimentar, ouvir, ver e manipular objetos, como no mundo real, representam interessantes oportunidades à disposição dos educadores e educandos.
As tecnologias móveis entre as mídias interativas se sobressaem, pois estimulam a interatividade, possuem recursos de mobilidade e de fácil portabilidade. O usuário começa a ter a comunicação em suas mãos, acessando conteúdos e informações de modo instantâneo. Assim, a comunicação passa a ser acessível em qualquer lugar e tempo, e os espaços começam a ser geolocalizados.
Os recursos de realidade virtual nas aplicações de m-Learning podem propiciar um incremento na aprendizagem ao fornecerem os seguintes benefícios:
• Apoiar e motivar o aprendizado em excursões, fornecendo cenários virtuais semelhantes aos reais acrescidos de informações complementares (Bricken, 1993).
• Melhorar a compreensão sobre determinada obra ou experimento, através de uma maior aproximação e de uma visualização sob diferentes ângulos (Erickson, 1993).
As novas tecnologia da comunicação e da informação parecem determinar maneiras de ler, de ver e de agir que também estão influenciando diariamente a formação identitária dos sujeitos da escola no mundo atual, principalmente nos centros urbanos. Nesse sentido, as bases de identificação da/na sociedade contemporânea para os mais jovens necessita resgatar as noções éticas e pensar a constituição de identidades sociais nas diferentes possibilidades de acesso aos bens de consumo. Além disso, a necessidade de se estabelecer um diálogo das práticas pedagógicas com as novas formas de ser e estar no mundo é impossível de ignorarmos. Assim, acredita-se que o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação, no cotidiano escolar, podem e devem contribuir para a formação de professores e alunos leitores críticos da mídia e, principalmente, de discutirmos ético-conhecimento e inclusão digital em todos os espaços tempos do cotidiano escolar. (Monteiro, 2006).
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a utilização de dispositivos móveis como uma ferramenta de apoio pedagógico na Educação Escolar, mostrando o desafio da utilização deste pelos alunos, e ainda pontuar aspectos positivos deste instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além da contribuição pedagógica, o trabalho apresenta contribuições no campo computacional.
Objetivos
- Geral:
Analisar o uso das tecnologias móveis por parte dos estudantes do ensino médio com ênfase da identificação de seus hábitos, vislumbrando o desenvolvimento de metodologias de utilização no dia-a-dia em sala de aula.
- Específico(s):
• Favorecer a emancipação da inclusão digital e sugerindo métodos que ajudem no desenvolvimento da aprendizagem;
• Observar e identificar a modificação que a tecnologia móvel fez e irá fazer na vida acadêmica dos discentes;
• Obter resultados de pesquisa com o que a tecnologia móvel pode contribuir na vida do aluno.
Metas
Realizar a aplicação dos questionários até o fim de dezembro. Logo após a coleta dos questionários, aplicar a pesquisa bibliográfica e os resultados recolhidos em um artigo cientifico, com o intuito de submeter o artigo em uma revista cientifica ou um seminário ligado a área de tecnologia no ano de dois mil e treze.
Revisão de literatura
Os dispositivos moveis mudaram a vida de pessoas e empresas, mas a crescente incorporação de novas tecnologias torna rapidamente produtos e equipamentos obsoletos, gerando a constante
...