ESTUDOS LÓGICO-MATEMÁTICOS III
Por: JULIANO FAGNER • 31/10/2015 • Exam • 732 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
Relação entre custo de produção, preço de venda e lucro
Na gestão do fluxo de caixa de uma empresa podemos nos deparar com diferentes termos para descrever um gasto, entre eles, custos, despesas e perdas. Todos relacionados á aquisição de matéria prima, produção e comercialização.
Custo é o dinheiro que a empresa gasta para produzir ou adquirir o que será oferecido aos clientes; despesa é o dinheiro que ela gasta para vender um serviço ou produto e, assim, gerar receitas; e as perdas são gastos imprevistos e desperdícios que não trazem retorno algum para a empresa.
Estes gastos por sua vez, afetam o preço final do produto ao consumidor, logo que para compor o preço de venda é primordial saber da forma mais precisa possível os gastos para a produção do produto.
Definir o preço de venda não é tarefa fácil, cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para a empresa.
Define-se preço de venda, o valor que a empresa irá cobrar dos seus clientes. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos que sua empresa tem para produzir, todas as despesas que ela tem para vender, e enfim, obter lucro sobre o produto ou serviço.
O preço de venda também impacta no lucro ou vice e versa. O lucro é o retorno que a empresa terá ao vender um produto ou serviço, é o dinheiro que irá financiar a expansão do negócio.
De modo genérico, um modelo para formação do preço de venda pode ser:
[pic 1]
Imagine que a empresa resolva aumentar seu lucro, para isso o preço de venda também aumentaria ou ela poderia manter o preço de venda e diminuir os custos e/ou as despesas.
Agora imagine uma empresa que aceite fornecer um produto ou serviço por um preço proposto pelo cliente. Bem agora a empresa precisa minimizar seu custo, sujeito a restrições de produção, que deve ser na medida da expectativa do cliente, preço final, que já foi definido e ainda lucrar na transação. Bom definir limites de custos e lucro de forma que a transação se torne o mais rentável possível não é tarefa fácil.
O exemplo abaixo exemplifica bem como o custo de produção impacta o custo final do produto.
Uma indústria de óleo precisa desenvolver uma embalagem para 2 litros de óleo. Esta embalagem deve ser cilíndrica cuja base é um disco. Sabendo que o custo por unidade de área do material no topo e base da embalagem é o dobro do custo do material da lateral do cilindro. Qual a equação do custo da embalagem?
Vamos considerar que o material para fabricação custe:
Custo da lateral =P (R$/cm²)
Custo da base e topo = 2P (R$/cm²)
Chamaremos os custos de topo e base de C1 e custo da lateral de C2
Calculando primeiro o custo do topo e da base
C1=2P* (área do topo + área da base)
Como é um cilindro, as áreas do topo e da base se dão por πr²; logo:
C1=2P* (πr²* πr²) C1=4Pπr²[pic 2]
Agora, o custo da lateral
C2=P* (área da lateral)
C2=P* (2πr*h) C2= P* 2πr*h[pic 3]
Sendo assim o custo total CT será:
CT = 4Pπr² + P* 2πr*h
Sabemos que o volume da embalagem deve ser de 2 litros ou 2.000 cm³ e que:
V= πr²* h; sendo assim 2.000 = πr² * h e ainda [pic 4]
...