ESTUDOS PRELIMINARES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A LIBERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CEMITÉRIO
Por: gabrielle_ps • 28/5/2019 • Artigo • 4.194 Palavras (17 Páginas) • 322 Visualizações
ESTUDOS PRELIMINARES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A LIBERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CEMITÉRIO
Gabrielle Pereira Santos [1]
Bruno Silva Martins 2
Joel Silva de Carvalho 3
Jackeline Alves Marques 4
Orientador (a): Esp. Selma Araújo Carrijo 5
Resumo: Cemitério é um assunto pouco abordado pela sociedade, a questão ambiental e a documentação envolvendo cemitério é um tema muito menos debatido ainda na nossa atual sociedade, pois devido ao peso emocional esse assunto é desviado, pois ninguém quer lidar com a morte de um ente querido. O sepultamento dos corpos humanos é alvo de pesquisas para identificar os fatores de contaminação que são causados pelo sepultamento desses corpos. O objetivo deste trabalho é abordar sobre a documentação necessária para construção de um cemitério e a questão ambiental envolvendo o mesmo além de destacar os tipos de cemitérios, assunto esse, que é de suma importância para a saúde e que ainda é desconhecido pela população. Mesmo sendo local para sepultamento de cadáveres, é importante destacar que existe grandes riscos de contaminação do solo, contaminação dos recursos hídricos pelo necrochrume, contaminação do ar e dos gases que são originados pelo apodrecimento, caso o local em que acontece o sepultamento não for adequado para essa finalidade. Existe vários tipos de cemitérios e os mais comuns são os que os corpos ficam diretamente em contato com o solo, sendo este o que mais causa impacto ambiental. Existe uma opção ideal de cemitério e que não tem contato direto com solo, porém, essa escolha depende muito da cultura local.
Palavras-chave: Cemitério. Impacto Ambiental. Contaminação.
INTRODUÇÃO
Ao decorrer da história em algum instante os enigmas da morte receberam uma atenção significativa, dando continuidade a culturas e constituindo religiões de acordo com seus dogmas, ritos e hierarquias. Vários povos e grandes civilizações com diversas crenças e tradições sobre os mistérios após a morte, que vão desde o embalsamamento que visava a preservação dos corpos até a cremação onde acreditavam que os vapores do fogo o levaria de volta a família.
Nossos costumes ensinados por antepassados cristãos seguiam as tradições greco-romana nos ensinando a enterrar os mortos, conservando a alma próxima a seus corpos, tendo seus túmulos reverenciados. Eram enterrados com pouca cobertura, de modo a aguardar o dia do juízo final, momento em que sairão da terra para o julgamento sagrado final.
Inicialmente os corpos eram enterrados nas igrejas, porem apenas nobres e religiosos tinham esse privilégio. Camponeses, comerciantes e artesãos eram enterrados ao redor no que era chamado de cemitério.
No século XVIII com a estética greco-romana revalorizada junta a percepção de higiene os cemitérios foram realocados de modo a ficar afastado das cidades e igrejas, e as sepulturas passaram a ter contornos de templos ou capelas. No século XIX surgiram as imagens nos túmulos, jazigos, lapides e capelas.
Atualmente os cemitérios tem o propósito de conservar a história, proporcionar visitações e homenagens para o finado, além do valor histórico e cultural acarretados.
Deixando de lado os valores históricos e culturais e as questões sentimentais, com uma visão ambiental podemos comparar o cemitério a um aterro sanitário onde são enterrados tanto matéria orgânica quanto inorgânica. Isso o torna uma fonte potencial de contaminação, uma vez que a matéria orgânica pode carregar consigo bactérias e vírus que provavelmente o levou a óbito, podendo colocar em risco a saúde pública.
Sendo assim, o estudo a seguir tem como finalidade abordar questões ambientais e apresentar a documentação necessária para a implantação de um cemitério, apresentando os variados modelos utilizados atualmente, destacando cuidados essenciais para a saúde da população.
METODOLOGIA
A pesquisa iniciou-se no mês de março de 2019. A princípio foi definido o tema a ser abordado no trabalho: a documentação necessária para implantação de um cemitério, os tipos de cemitérios existentes, além dos impactos ambientais que sãos causados pelos mesmos. O presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, consultando profissionais da área e interpretando artigos ligados ao tema. Após a revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas a fim de caracterizar o objetivo deste trabalho. Depois de todas as pesquisas e coleta de dados pelo Manual de Licenciamento Ambiental da SECIMA, foram reunidas todas as informações para redigir esse trabalho. O método utilizado foi o de pesquisa qualitativa sobre o tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O cemitério é um local em que os vivos querem perpetuar a memória dos que já faleceram. Logo em seguida do falecimento, o destino do corpo depende muito da cultura e religião da sociedade. A construção de um cemitério vai além do que encontramos em muitos cemitérios no Brasil, que quase sempre é realizada em terrenos de valor baixo e com condição hidrológica, geotécnica e geológica inadequada, por esse motivo pode e acaba ocorrendo os impactos ambientais.
Existem vantagens e desvantagens que os tipos de cemitério oferecem, porém é preciso que tenhamos em mente como atua a questão legal desses cemitérios. Os cemitérios de forma geral são tidos como bens públicos pela legislação brasileira, sendo assim, até os cemitérios particulares são fiscalizados e a permissão de construção só é dada pelo poder público. Os cemitérios públicos são tidos como bens público especial, por isso são administrados por algum serviço terceirizado ou pelo poder público.
O solo do cemitério público é de propriedade do município, por essa razão os familiares podem somente sepultar seus familiares e agir de acordo com a lei da cidade. Todos os cemitérios públicos normalmente cobram um valor único para obtenção do terreno e todos os demais gastos são dos familiares, inclusive a preservação do local.
Tipos de cemitério
Existem diversos tipos de cemitérios, dentre eles estão os cemitérios verticais, horizontais (tradicionais), parque ou jardins, crematórios.
- Cemitérios verticais
Devido ao grande crescimento das cidades, a preocupação em relação a cemitérios e a questão ambiental ficou maior. Por conta disso criaram os cemitérios verticais, que são uma boa opção para aproveitar espaço e não prejudicar o ambiente. O cemitério vertical é um edifício com pavimentos e com divisão (gavetas) para que possa sepultar os corpos. Mas para isso, é necessário ter um sistema que inativa os gases do necrochorume e que o compartimento seja vedado, para que não prejudique os visitantes.
...