EVENTO PARA DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Por: Vitória Amaral • 3/5/2017 • Tese • 2.700 Palavras (11 Páginas) • 242 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL HEBE CAMARGO
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
ANA BEATRIZ DA S DIB ROCHA
MARIA EDUARDA SAMPAIO
VITÓRIA AMARAL M BITARÃES
WILLIAN TEIXEIRA ALMEIDA
3003
CAMPUS PARTY
EVENTO PARA DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Rio de Janeiro
2016
ANA BEATRIZ DA S DIB ROCHA
MARIA EDUARDA SAMPAIO
VITÓRIA AMARAL M BITARÃES
WILLIAN TEIXEIRA ALMEIDA
CAMPUS PARTY
EVENTO PARA DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colégio Hebe Camargo como exigência parcial para obtenção do título de Técnico em Telecomunicações.
Aprovado em: ________ / _________ / _________
BANCA EXAMINADORA
Coordenador de Curso Prof° Ricardo Costa | |||
|
RESUMO
Este projeto será realizado em um evento de experiência tecnológica a Campus Party, que acontecerá pela primeira vez no Rio Centro, localizado no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo é fazer a distribuição de internet por meio de uma infraestrutura de rede utilizando o cabeamento estruturado no evento por meio de fibras ópticas, proporcionar a segurança por circuito fechado de televisão e disponibilizar aos usuários a ampliação da rede móvel de celular das operadoras OI, TIM e CLARO. Este documento se refere a como será realizado e programado a execução deste projeto, contento ainda os problemas e dificuldades que foram encontradas durante o planejamento do mesmo.
ABSTRATC
This project will be carried out in the event of technological experience the Campus Party, which will take place for the first time on the River, located in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The goal is to make the cabling of the event by means of optical fibers, providing security for closed circuit television and provide users with a mobile phone network with quality. This document refers to as will be held and scheduled the execution of this project, containing the problems and difficulties that were encountered during the planning of the same.
[pic 1]
SUMÁRIO
RESUMO 3
1.INTRODUÇÃO 6
2.0BJETO 7
3. REFERÊNCIAL TEÓRICO 8
4. METODOLOGIA 9
5. DESENVOLVIMENTO 10
5.1 REDES DE FIBRA ÓPTICA 10
5.1.1TOPOLOGIA FÍSICA 11
5.1.2 EQUIPAMENTOS/MATERIAIS 12
5.2 SISTEMA DE SEGURANÇA 14
5.2.1 TOPOLOGIA FÍSICA 15
5.2.3 EQUIPAMENTOS/MATERIAIS 16
5.2.4 ORÇAMENTO 17
5.3 SISTEMA DE TELEFONIA MÓVEL CELULAR 18
5.3.1 TOPOLOGIA FÍSICA 19
5.3.2 EQUIPAMENTOS/MATERIAIS 20
5.3.3 ORÇAMENTO 21
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
7. REFERÊNCIAS 23
8.1 PLANTAS 24
Planta baixa RioCentro, 2º pavilhão 24
Planta baixa RioCentro, 3º pavilhão 25
Planta baixa RioCentro, 4º pavilhão 26
8.2 CROQUI 27
CROQUI – PAV 3 27
CROQUI – PAV 2 28
1.INTRODUÇÃO
A Campus Party é o evento de maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de: Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital. Três mil campuseiros, como são chamados os participantes da Campus Party, passam uma semana acampados no centro de exposições para participar de palestras e eventos e também para produzir, distribuir, compartilhar e consumir conteúdos online.
Será realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, em dezembro de 2016, do dia 10 ao dia 17, no Rio Centro, na Avenida Salvador Allende, localizado na Barra da Tijuca, sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil.
2.0BJETO
Para a execução deste evento, será de necessidade a criação de um Data Center, para distribuir uma rede convergida (instalação de dados, voz e imagem) de 40Gb/s, com intuito dos participantes do evento terem acesso a nuvem, e uma conexão online para possíveis publicações em tempo real dos mesmos.
E para atender a demanda dos aparelhos celulares dos participantes que tiverem a necessidade de acesso remoto, será disponibilizado também de rede 2G, 3G e 4G. Para melhor segurança do evento, será preciso um monitoramento de câmeras ao redor do local, para registro de atividades mal intencionadas.
3. REFERÊNCIAL TEÓRICO
Segue abaixo, as normas utilizadas no cabeamento por fibras ópticas para o evento da Campus Party:
O cabo de fibra óptica chegará ao “Ovini” por meio de piso elevado. Utilizaremos a tecnologia DWDM que pode combinar dezenas de canais em uma única fibra, economizando fibras e equipamentos de transmissão. Os sistemas DWDM utilizam comprimentos de onda entre aproximadamente 1500 nm e 1600 nm e apresentam alta capacidade de transmissão por canal (hoje 40 Gbit/s), podendo alcançar 1 Tbit/s na transmissão de dados sobre uma fibra óptica.
...