Ecologia Energética
Por: Marcos Sena • 13/5/2017 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CEFET-MG
Engenharia Ambiental e Sanitária
Ecologia Energética
Marcos Vinicios Oliveira Sena
Augusto Vidigal
Camila Arantes
Belo Horizonte
Dezembro/2015
Resumo:
Será estudada a influência de fatores ambientais como luminosidade, tipo de vegetação, umidade e temperatura durante o forrageamento da Apis mellifera scutellata, em um sistema de apicultura na cidade de Peçanha, região leste de Minas Gerais entre julho e agosto de 2016 . A vegetação característica da região a ser estudada é herbáceo arbustiva, dando ênfase no período de floração da planta Justicia brandegeana ( Planta característica da vegetação local).
A introdução de novas espécies em novos ambientes pode acorrer acidentalmente ou intencionalmente por atividades humanas, como o caso das abelhas do gênero Apis no Brasil (ZILLER, 2001).
Algumas abelhas exóticas possuem como característica um alto potencial de afetar a estabilidade das populações dos polinizadores locais, pois conseguem coletar alimento de maneira mais fácil, diminuindo a quantidade de alimento das espécies locais. A Apis mellifera possui esta ampla vantagem na coleta desses recursos devido à sua capacidade de forragear mais cedo do que outras espécies de pequeno e médio porte ( Menezes, C. et al. 2007 ).
Serão analisados parâmetros e fatores como índice de luminosidade, temperatura ,clima, tipo de vegetação local durante o forrageamento da Apis mellifera.
Palavras chave: Apis mellifera, fatores climáticos, forrageamento, justicia brandegeana.
Introdução:
A flexibilidade comportamental apresentada pelas abelhas a qual determina o sucesso ou não em forragear e a intensidade de visitas ás flores é dependente de fatores intrínsecos e extrínsecos (Roubik 1989).Alguns dos fatores intrínsecos incluem a informação sensorial recebida durante o forrageio, a memória, o conhecimento prévio e a necessidade fisiológica (Waddington 1983). Por sua vez, os fatores extrínsecos incluem os parâmetros físicos (especialmente as condições dos fatores ambientais) e os bióticos (cor, formato e densidade floral; distribuição dos recursos no ambiente; e competição por recursos florais) (Roubik 1989).
A maioria das espécies de abelhas são capazes de ajustar para a coleta de recursos em resposta as condições climáticas (Hofstede &Somm eijer 2006).
A maioria das espécies de abelhas aumenta a atividade de forrageio nos períodos em que a temperatura e a intensidade luminosa estejam elevadas, e tanto a umidade relativa do ar, quanto a velocidade do vento esteja baixa (Somm eijer etal. 1983; Hilário et al. 2000; Kasper et al. 2008).Apesar disso cada espécie esta adaptada a condições climáticas específicas, que muitas vezes resulta no uso dos mesmos recursos florais de forma partilhada (Wilm s et al. 1996).
...