TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia Industrial

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Ecologia industrial

Introdução

A ecologia industrial trata-se de um estudo na área de atuação, que considera a atividade industrial e o meio ambiente. Ela aborda o fluxo de materiais e energias, nos processos industriais e de consumo, estuda e verifica a interferência nos contextos sociais, políticos e econômicos. A produção industrial visa à prevenção da poluição ou produção mais limpa. Ela enfatiza que os resíduos gerados numa produção, sirvam de matéria prima para outra, ou utilizados mesmo como subprodutos, deixando para ultima opção a reciclagem externa.

Esse tema vem sendo muito estudado, mas foi a partir da década de 90 do século passado que passou a ser melhor analisado, recebendo mais atenção da economia e do setor social, principalmente no Japão, Estados Unidos e na comunidade Européia. Mesmo nesses locais, o sistema ainda está em construção.

No Brasil, tanto nas universidades quanto no setor industrial, a ecologia Industrial ainda é conhecida e tratada de forma embrionária, mas com grande possibilidade de crescimento, necessitando de maiores esforços de todas as áreas profissionais e mais ainda dos Engenheiros Ambientais.

Fonte: (www.iciag.ufu.br/node/422)

Conceito da Ecologia Industrial dentro do contexto empresarial.

Hoje em dia, com a modernidade são perceptíveis as alterações no ambiente social, econômico e da natureza.

As mudanças rápidas acarretaram surpresas desagradáveis, como o poder destrutivo e insustentável dos sistemas de produção. Com as invenções das maquinas, aumentou a capacidade do homem alterar o ambiente.

A utilização de combustíveis fósseis após a revolução industrial nos trouxe um crescimento absurdo e descontrolado, capaz de destruir a biosfera.

• Efeito estufa

• Destruição da camada de ozônio

• Acidificação do solo e águas superficiais

• Dissipação de substâncias tóxicas do ambiente

• Acumulo de substâncias não biodegradáveis no meio ambiente

• Acumulo de lixo radioativo

• Diminuição das áreas de florestas tropicais e da biodiversidade, etc.

Desde o inicio de toda produção, os resíduos eram descartados na natureza, pois eram em pouca quantidade, com o aumento da população, foi constatado que o descarte desses resíduos no meio ambiente traria um problema gigante, afetando saúde e qualidade de vida.

As práticas para controle foram insuficientes. Diante a pressão tanto ambiental como social, foi desenvolvido um meio de combate a poluição, chamado: Final de Tudo (end of pipe), ou seja, tratamento de resíduos e efluentes. Nesse caso o tratamento ocorre depois que os poluentes são gerados. (figura 1)

Uma segunda alternativa foi a criação de um Programa de Prevenção à Poluição, esse programa visava reduzir a poluição por meio de colaboração de indústrias e agencias governamentais. Logo após a criação desse projeto, foi implantada a expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com