Economia
Por: AnnaBortolini • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 838 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
Origem da Governança Corporativa
Na década de 80 deu se inicio ao um grupo de pessoas especializadas em determinadas áreas visando ajudar empresas que devido ao abuso de autoridade de alguns executivos que causou decepção nos principais acionistas causando conflito e colocando em uma situação desagradável.
Com isso foi criada a governaça corporativa para ajudar os executivos a tomar decisões favoráveis para empresa e aumentando a comunicação entre diretoria executiva e acionista para entrar em comum acordo nas decisões tomadas para melhor produtividade e alcance das metas desejadas.
Delegando assim a função de cada um sem sobrecarregar nenhum colaborador aumentando a eficiência e eficácia de cada um.
O que é?
Um grupo de especialista em determinadas áreas que ajudam na organização na direção e administração de uma empresa, trazendo assim mais segurança aos acionistas nas decisões tomadas pelos executivos, passam também a definir claramente a função de cada membro do conselho de administração e diretoria executiva, melhorando assim o desempenho de todos e alcançando as metas desejada para empresa,aumentando também a comunicação entre as partes para chegar num comum acordo sobre as ações a serem tomadas em beneficio da empresa, tudo de acordo com as normas e eleis do pais.
Nesse grupo de pessoas envolve Acionistas, Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Controle Fiscal, Auditorias internas e externas.
Principais Características
-Responsabilidade
-Transparência
-Orientação por consenso
-Participação
-Estado de Direitos
-Inclusão e Igualdade
-Eficácia e Eficiência
- Prestação de contas
Benéficos
Traz melhorias na organização em primeiro lugar e na parte econômica, com a organização e a transparências das ações tomadas facilita o acesso a negociações para conseguir capital externo.
Com uma boa governaça reduz bastante a possibilidade de fracasso empresariais, resultados de uma má administração, falta de comunicação entre os interessados ou pessoas sem qualificação para certas funções.
Ajuda no aumento da confiança dos sócios quanto ao andamento, estabilidade da empresa e nas decisões a serem tomadas por seus executivos, entrando em comum acordo para beneficio da empresa e evitando conflitos de interesses, chegando no objetivo final o comprimento das metas traçadas mesmo precisando estar sempre em transformação devido a competitividade que existe hoje em dia no comercio.
Princípios Básicos.
Transparência- Compartilhar informações, isso resulta confiança por ambas as partes com tudo a transparência de tudo que acontece na empresa e nas decisões tomadas envolvendo terceiros.
Equidade - Ações e políticas discriminatórias, não importando o porquê é inaceitável.
Prestação de contas- manter sempre todos informados sobre suas ações e assumindo a responsabilidade de qualquer conseqüência de seus atos venham a causar.
Cumplicidade- Os especialistas em Governaça devem manter a organização, sempre pensando no futuro da empresa, ordem social e ambiental, operações, comunicações e definições dos negócios visando sempre o bem estar da empresa e dos seus.
Governaça em organizações não empresariais
A governança Corporativa foi criada visando o bem estar de empresa, mas com tudo vem sendo aplicada em organizações não empresariais com o mesmo objetivo organização, transparência, confiabilidade e prezar a estabilidade futura da organização, vendo como exemplo os bons resultados da governaça aplicada em empresas.
Conclusão.
Governaça corporativa é um grupo de pessoas especializadas em diversas áreas que trabalham junto aos associados e executivos de uma empresa trazendo organização na forma de administrar, com transparência e confiabilidade de ambas as parte para que seus objetivos e metas sejam alcançados.
...