Efluentes gasosos e particulados
Por: PriscilaLeal • 6/5/2016 • Monografia • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 549 Visualizações
[pic 1] Anhanguera Educacional S.A.
Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Curso de Engenharia Mecânica
Tratamento de Efluentes Gasosos e Particulados em Indústria de Fertilizante
Daniele Oyarzabal – RA 1186352282
Karla Xavier Ferreira - RA 1106277077
Priscila Fagundes Leal – RA 7248610179
Vivyane Linhares Morgado – RA 1158391706
RIO GRANDE
2015
Anhanguera Educacional S.A.
Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Curso de Engenharia Mecânica
Tratamento de Efluentes Gasosos e Particulados em Indústria de Fertilizante
Trabalho de atividade supervisionado do
curso de engenharia mecânica da Faculdade Anhanguera
Educacional S.A., como requisito para aprovação
da disciplina Trabalho de Conclusão.
Professor Orientador:
Rio Grande
2015
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Acidulação - Superfosfato 3
Tabela 3 – Cronograma 6
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 OBJETIVO GERAL 2
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 2
3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 4
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
5 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS
8
- Introdução
As indústrias de fertilizantes ao longo do tempo vêm ganhando mercado, pois as práticas de fertilização são responsáveis por cerca de 50% dos ganhos de produtividade das culturas.
A produção do fertilizante passa por muitas etapas, desde o recebimento dos insumos de produção, seu manuseio, até a produção, propriamente dita. Estas etapas estão divididas em: acidulação, granulação e mistura. É importante salientar que apenas a mistura ocorre nessa unidade da fábrica, as demais etapas da produção do fertilizante são realizadas em outras filiais da empresa. (BAIOTTO, Alexandre1; COSTA, Augusto Cesar da1; SCHMIDT, Alberto2)
Os principais efluentes do processo - amônia e particulados de ureia – são gerados majoritariamente nas etapas de perolação e granulação, sendo suas emissões controladas com o uso de lavadores. (Antônio Alves dos Reis – FEAM/GESAR).
A gestão ambiental é uma alternativa real, factível e cada vez mais utilizada por empresas de todo mundo para melhorar e controlar suas atividades de forma a poluir menos o meio ambiente. Isto gera economia e, consequentemente, maior competitividade, em função da modernização de projetos e processos e da redução do desperdício, da emissão de resíduos e do número de ocorrência e multas provenientes dos órgãos de fiscalização (Otávio José de Oliveira; José Roberto Serra).
- Desenvolvimento
Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de apresentar uma indústria de fertilizantes na qual utiliza lavadores de gases para emissão atmosférica. Esses lavadores não estão atendendo a demanda, por este motivo os valores do particulado e o flúor estão fora dos padrões permitidos pelo órgão fiscalizador, FEPAM.
Quando os valores estão fora dos padrões, a empresa em questão pode ser autuada e podendo até paralisar suas atividades até que o problema seja solucionado, ou seja, adequar os valores com as resoluções e leis estabelecidas pelo órgão fiscalizador.
2.1 Objetivo Geral
Desenvolver um projeto de melhor eficácia para os lavadores, estes têm como objetivo principal remover o fluxo de gases provenientes de processos industriais através de processo com água como meio principal de filtragem.
2.2 Objetivo Específico
Através de relatório do órgão fiscalizador (FEPAM) foi verificado que a emissão de particulado e flúor gerados pela acidulação na fábrica de superfosfato está fora dos padrões permitidos por lei. As informações do relatório cedidas pela empresa em questão são sigilosas e não foi autorizada a publicação neste trabalho. No entanto, foi possível verificar que os padrões abaixo mostrados não condizem com o que consta no relatório.
Os valores para Flúor e particulado contidos no relatório são de 5,05 mg/Nm³ e 77 mg/Nm³ respectivamente, o que gerou o desafio de padronizar estes valores.
Tabela 1 – Acidulação – Superfosfato
[pic 2]
A empresa de fertilizante em questão utiliza lavadores de gases para tratamento antes da emissão dos mesmos, precisamos então verificar o motivo da falta de eficácia dos equipamentos e identificar sugestões para tratativa do problema.
- Procedimentos Metodológicos
Buscar informações através de livros, com bibliografias atuais e clássicas, pesquisas em sites confiáveis relacionados ao assunto proposto, estudo de artigos científicos, publicações em revistas e jornais.
- Revisão Bibliográfica:
A indústria de fertilizantes pertence ao setor petroquímico. A produção de fertilizantes ocasiona a emissão atmosférica de diversos poluentes, cuja presença e proporção variam conforme o produto produzido e o tipo de processo empregado. O material particulado, também é gerado nas etapas de transferências e classificação que ocorrem no decorrer do processo de produção.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estudos sobre os efeitos de materiais particulados evidenciam o aumento da mortalidade e da morbidade na população exposta aos poluentes gerados pela Indústria de Fertilizantes. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que há uma relação linear entre os efeitos sobre a saúde humana, principalmente das doenças respiratórias, e a concentração de particulados: a cada aumento de 10 μg/m3 na concentração média anual de PM10 (partículas inaláveis), há aumento na taxa de mortalidade, que varia entre 0,3 e 1,6%.
...