TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo Ferroviario

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre Eixos ferroviários

Processo

Em um processo de produção , eixos são tratados , usinados e terminados em um torno CNC, permitindo os mais altos níveis de qualidade e precisão de usinagem. De forma semelhante ao processo de fabricação de rodas e eixos que também são submetidos a uma inspeção final, variando de análise dimensional, análise de partículas magnéticas e teste de ultrassom.

Material

Na empresa Villares , é utilizado o aço VT45 ,que nada mais nada menos seria uma grande porcentagem de carbono (0,45%) contendo 0,75% de Mn fora níquel e cromo que são pouco incrementado mais ajuda na sua composição química.

Aço

Aços de baixa temperabilidade e tenacidade, que atingem boa resistência mecânica após tratamento. São utilizados na fabricação de peças de grande e pequeno porte que necessitam de boa resistência mecânica e soldabilidade, tipicamente para eixos para moenda de cana, eixos ferroviários, tirantes para prensas etc...

Eixos

O eixos são classificados de acordo com a capacidade de carga máxima por eixo e, também, dimensões específicas: diâmetro e comprimento linear das seções do eixo envolvidas pelos rolamentos. A usinagem final dos eixos é realizada em máquinas CNC que garante precisão dimensional e rugosidade de acordo com os requisitos do cliente. Os eixos são submetidos a inspeção dimensional, partículas magnéticas e ultrassom.

Montagem do Eixo

O rodeiro ferroviário é composto de duas rodas acopladas por um eixo e um par de rolamentos acoplados às extremidades do eixo, conforme ilustrado na Figura abaixo. O rodeiro tem a função de suportar a carga vertical devido ao peso próprio do veículo e

da carga transportada. Outra propriedade importante do conjunto é permitir o direcionamento do veículo, quando trafegar por uma via com alinhamento irregular.

Tal direcionamento é obtido pela variação do raio de rolamento das rodas, que possui um perfil transversal de rolamento cônico.

Bibliografia

www.mwlbrasil.com.br

www.villaresmetals.com.br

ROSA, Paulo Mauricio Costa Furtado; Curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Cargas; IME; Novembro 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com