TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo cinético semi-homo do carro

Artigo: Eixo cinético semi-homo do carro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Surgiu nos anos 70 em substituição às frágeis cruzetas, famosas no Corcel, que embora tivessem a mesma função, quebravam freqüentemente porque não eram "homocinéticas", ou seja, uma delas sempre trabalhava "forçada", como em caso de viragem das rodas.

Atualmente a maioria dos carros possuem o semi-eixo. Sem ela, os carros de tração dianteira, que hoje são maioria, provavelmente não existiriam - ou teriam que se valer de outro sistema engenhoso para acelerar as rodas dianteiras enquanto elas estivessem sendo movimentadas pelo volante.

No semieixo responsável pela tração do carro, temos duas juntas homocinéticas: a junta fixa, que fica ligada ao cubo de roda, e a junta deslizante, parafusada no câmbio. A partir do momento em que a marcha é engatada, as engrenagens do câmbio se acoplam, entram em movimento, mandando o torque para o conjunto do semieixo, junta deslizante e junta fixa, colocando o carro em movimento. O semi eixo homocinético permite a ligação dinâmica entre o motor e as rodas motrizes, transmite a potência e permite ângulos de esterçamento que, ao mesmo tempo, acomodam os movimentos da suspensão e isolam as vibrações. Cada semi eixo homocinético possui duas juntas de velocidade constante - uma junta fixa na extremidade da roda e uma junta deslizante na extremidade da caixa de velocidades, unidas por um eixo intermediário.

Antes que um problema maior aconteça, é necessária a substituição da junta. Todo profissional da reparação deve estar ciente que a junta homocinética é um item de segurança:

sua troca preventiva evita que a peça deixe de fazer a sua função ou quebre, o que pode acarretar problemas no sistema de tração, parada do carro e até um acidente grave que possa comprometer a integridade física dos ocupantes do veículo.

O kit de reparo vem com todas as peças necessárias para a operação: junta, coifa, abraçadeiras, porca, trava, graxa especial de molibidênio e certificado de garantia. A garantia é de 6 meses ou 12 mil km.. Ele frisa que o mecânico não pode se esquecer de utilizar equipamentos de segurança pessoal, como óculos, luvas e sapatos adequados.

Ponta de eixo:

Ponta de eixo 38 Boro ( Rosca – processo de laminação e spline – processe de laminação)

Ponta de eixo forjado precisao

O forjamento de precisão é mais do que um processo de refinamento em um processo de formação. Quando um produto está perto da conclusão, o processo é feito utilizando-se a tecnologia de forjamento existente para refinar o produto ao ponto em que poucos ou nenhum acabamento adicional seja necessário antes de se usar o produto para a sua finalidade pretendida. Geralmente, após o processo de precisão, alguns toques finais são feitos ao produto metálico antes que o mesmo seja transportado ou a utilizado em outra parte do processo de fabricação.

Existem várias técnicas utilizadas nos forjamentos de precisão para que se consiga obter as especificações finais requeridas para o produto. Tais técnicas giram em torno de estreita tolerância das forjas, com o objetivo de eliminar os resíduos comumente contribuídos pelas etapas realizadas após o processo de forjamento normal. Os resultados do processo de precisão geralmente formam produtos de metal com tolerâncias que excedem os padrões industriais, subsequentemente eliminando a necessidade de utilizar os processos industriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com