Elementos E máquina
Ensaios: Elementos E máquina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eniacglobal • 20/5/2013 • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 942 Visualizações
entre mancais de rolamento e mancais de deslizamento.
Mancais de deslizamento - são mancais formados por duas superfícies planas com movimento relativo entre si, que podem se tocar, porém mais comumente são separados por uma superfície lubrificante. Suas principais partes são vistas na figura abaixo. São usados em máquinas pesadas ou equipamentos de baixa rotação pois a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos..
Mancais de Rolamento - são constituídos geralmente de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes, como esferas, roletes e agulhas. São classificados em mancais de rolamento de esfera ou rolamentos de rolos.
Rolamentos de esfera – Transmitem a carga através de uma pequena área de contato definida como contato puntiforme com a pista.
b) Classificação dos mancais de rolamento.
Os Rolamentos classificam-se d acordo com as forças que eles suportam, podem ser:
• Rolamento de esfera - os corpos rolantes são esferas. Apropriados para rotações mais elevadas;
• Rolamento de rolo - os corpos rolantes são formados de cilindros, rolos cônicos ou barriletes. Esses rolamentos suportam cargas maiores e devem ser usados em velocidades menores;
• Rolamento de agulha - os corpos rolantes são de pequeno diâmetro e grande comprimento. São recomendados para mecanismos oscilantes, onde a carga não é constante e o espaço radial é limitado.
c) Indicação dos tipos de rolamento.
• Radiais - não suportam cargas axiais e impedem o deslocamento no sentido transversal ao eixo.
• Axiais - não podem ser submetidos a cargas radiais.Impedem o deslocamento no sentido axial, isto é, longitudinal ao eixo.
• Mistas - suportam tanto carga radial como axial. Impedem o deslocamento tanto no sentido trans- versal quanto no axial.
d) Dimensionamento dos rolamentos.
D: diâmetro externo;
d: diâmetro interno;
R: raio de arredondamento;
L: largura.
e) Vida útil dos rolamentos.
A relação existente entre a vida nominal, a capacidade de carga dinâmica e a carga aplicada ao rolamento, é expressa por uma equação:
=
Onde:
L = vida nominal, em milhões de revoluções.
C = capacidade da carga dinâmica, em N.
P = carga dinâmica equivalente sobre o rolamento, em N.
ρ = expoente da fórmula de vida nominal, sendo que:
= 3 para rolamentos de esferas, e
= 10/3 para rolamentos de rolos e agulhas
Para rolamentos que trabalham à rotação constante, é mais conveniente expressar a vida nominal em horas de trabalho, usando desta forma a seguinte equação:
Onde:
Lh = vida nominal em horas de trabalho
n = rotação em rpm
Ao selecionar o tamanho de um rolamento, deve-se utilizar a vida nominal em milhões de rotação ou em horas de trabalho. A carga sobre um rolamento radial frequentemente consiste em forças axiais e radiais. Neste caso calcula-se a carga equivalente pela equação:
P = X FR + Y FA
Onde:
X = fator radial do rolamento
Y = fator axial do rolamento
P = carga equivalente
FR = carga radial constante
FA = carga axial constante
Os fatores X e Y estão indicados nas tabelas para rolamentos, em catálogos dos fabricantes. ( verifique as tabelas encontradas mais adiante nesta apostila retiradas de alguns catálogos).
f) Dimensionamento dos mancais de deslizamento.
a) Mancais de guia - Muito encontrados em máquinas ferramentas, onde a mesa desliza sobre suas guias. Não suportam muita carga, o movimento relativo entre eles é de translação.
b) Mancais de fricção - Quando uma das superfícies móveis é um eixo e o deslizamento é executado considerando-se o movimento relativo de rotação entre o eixo e o mancal.
Existem três tipos específicos:
- Planos
- Escora
- Guia
b.1) Mancais planos - comumente chamados de radiais. São os que suportam carga perpendicular ao eixo de rotação.
b.2) Mancais de escora - também
...