Eletronica
Trabalho Escolar: Eletronica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessica_prior • 14/9/2014 • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 1.837 Visualizações
Fundamentos da Eletrostática
Corpo eletrizado
Um corpo é constituído pela reunião de átomos de um ou mais elementos. O átomo, de forma simplificada, tem duas regiões distintas. O núcleo e a eletrosfera, que rodeia o núcleo. Os prótons que rodeiam o núcleo não se movimentam e contem massa Mp = 1,67.10 -27kg. E o elétron que compõem toda a camada da eletrosfera compõem massa muito menor com apenas Mp = 9,1.10-31kg.
Em qualquer corpo uma certa quantidade de elétrons saem de seus átomos. Ou seja conhecidos como elétrons livres, e constituem a nuvem eletrônica. Os corpos ou matérias que possuem grande quantidade de elétrons livres são chamados de condutores enquanto aqueles que possuem poucos são conhecidos como isolantes. Ex: metais e grafite são condutores enquanto vidro, borracha são isolantes.
A eletricidade básica considera apenas duas partículas no estudo de seus fenômenos, o Próton que e fixo e esta no núcleo, e o Elétron que é móvel e esta na eletrosfera. Portanto, nos fenômenos elétricos, a única partícula que se movimenta é o Elétron.
Para indicar que os prótons e elétrons são diferentes o próton recebeu o sinal (p+) e o elétron o sinal de (e-).
Na mecânica estuda-se o comportamentos e ações de um, corpo considerando-se a sua massa M ou m. e na Eletricidade estuda-se o comportamento e ações de um corpo considerando-se a carga elétrica. Que e dominado pela falta ou excesso de elétrons. Que e representado por Q ou q.
Tipos de eletrização
Um corpo que terá maior quantidade de (e-) do que (p+) e considerado eletrizado negativamente (Ne>NP). E se for vice versa ele será considerado eletrizado positivamente (Ne<NP).
Já o corpo neutro e apresentado quando o numero de elétrons e prótons forem iguais, não realizando nenhuma ação elétrica por isso o seu valor e igual a zero.
Lei das ações elétricas
Conhecido como Lei de DU FAY, e estabelece a relação entre os corpos.
Segue a baixo a imagem demonstrando a lei.
Segundo a imagem demonstra a lei estabelece que corpos com mesmo sinal se repelem e de sinal contrários se atraem.
Corpos de idênticas dimensões
Quando dois corpos de idênticas dimensões, eletrizados com cargas diferentes são postos em contato, passam elétrons de um para o outro e no final da transferência ambos ficam com a mesma carga. Veja o exemplo.
Considerando dois corpos A e B
A= 8UC e B= -2UC.a
Após o contato: Q= 8.10-6+(-2.10-6) = 3.10-6C
2
Eletroscópios
Sistemas que definem se um corpo esta ou não eletrizado. Tem por principio de que um corpo eletrizado por estar numa situação instável atrai os corpos neutros a sua volta, para poder ceder ou retirar elétrons e assim voltar a ser neutro.
O pendulo e o eletroscópio mais conhecido, que consiste em uma pequenas esfera que ao se aproximar do corpo eletrizado que acaba atraindo o pendulo. Caso esteja neutro não movimentara o mesmo.
1. De que se constituem as cargas elétricas?
A matéria que constitui todos os materiais é constituída de átomos.
Os átomos são constituídos, pela concepção mais clássica, de prótons(P), nêutrons(N) e elétrons(e).
Sendo que a carga elétrica de cada um é respectivamente positiva, neutra e negativa.
2. Sobre o que trata a Lei de Coulomb? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.
A lei de Coulomb foi criada pelo físico Charles Augustin de Coulomb que realizou experimentos com uma balança de torção e mediu as atrações e repulsões elétricas entre duas esferas eletricamente carregadas e deduziu a lei que governa a eletrostática.
EX:
Duas cargas elétricas puntiformes, Q 1 = 4 µC e Q 2 = - 6 µC, estão colocadas no vácuo a uma distância de 60 cm uma da outra. Qual é o módulo da força de atração entre elas? ( K 0 = 9 . 109 Nm 2 / C 2 )
Resolução
d = 60 cm = 6,0 . 10-1 m
F = K 0 | Q 1 |. | Q 2 |
d 2
...