Eletronica
Por: alexandercapi • 30/8/2015 • Monografia • 537 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
TRANSISTRO DE JUNÇÃO BIPOLAR
O transistor é um componente formado por três cristais de silício, sendo dois tipo N e um tipo P ou dois tipo P e um tipo N. Abaixo vemos os tipos e símbolos dos transistores comuns usados em eletrônica:
O transistor de junção bipolar tem como característica o controle de corrente através de corrente, isto é, através da corrente aplicada à base do transistor controlamos a corrente que circula entre coletor e emissor.
TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO – FET
JFET
Possui uma regiaõ chamada canal formada por material semicondutor tipo N ou P, em cujas extremidades são metalizados dois contatos ôhmicos. Estes contatos são chamados DRENO e SOURCE. As regiões opostas ao canal são dopadas fortemente em oposição ao canal (fracamente dopado), isto é, se o canal é de material tipo N as regiões opostas são do tipo P e se o canal é do tipo P as regiõ3es opostas são do tipo N. Sobre estas regiões também são metalizados 02 contatos metálicos ôhmicos que recebem a denominação de GATE.
Quando são interagidos os materiais tipo P e N cria-se uma camada de junção, isto é entre o canal e a região oposta temos uma junção PN, esta junção é chamada de zona de depleção, conforme figura:
Como funciona o transistor de efeito de campo.
Como temos as placas dopadas fortemente com material oposto ao material do canal, ao aplicarmos uma tensão nestas através do gate, aumentamos a camada de depleção, o que provoca um “estrangulamento do canal, na prática controlando o fluxo de corrente entre os polos source e dreno”, portanto no transistor FET controlamos o fluxo de corrente através do uso de tensão.
MOS-FET
Outro tipo de transistor de efeito de campo é o MOS-FET, (MOS = Metal Óxido Semicondutor).
Nesse transistor, diferente do JFET, o GATE está isolado do canal através de uma fina camada de óxido de silício. O controle do canal nesse tipo de transistor se dá por meio capacitivo e sua característica principal é a alta impedância de entrada, o que torna o MosFet um transistor altamente utilizado em circuitos integrados e instrumentos de medição por sua baixa influência no consumo de corrente.
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
Possui o nome de amplificador operacional pois é utilizado para realizar operações matemáticas, como multiplicação, integração, diferenciação e também para uma infinidade de funções.
Sua simbologia:
Ligação típica de um amplificador operacional
O cálculo desse amplificador se dá pela igualdade da relação
...