TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

NOME COMPLETO:

MATRÍCULA:201008509

TURMA:

  1. (2 pontos) O fluxo de carga através de qualquer material encontra a oposição de uma força semelhante, em muitos aspectos, ao atrito mecânico. Essa oposição, resultante das colisões entre elétrons e entre elétrons e átomos do material, que converte energia elétrica em outra forma de energia, tal como a energia térmica, é denominada resistência do material. A unidade de medida da resistência é o ohm, cujo símbolo é a letra grega maiúscula ômega (Ω). Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Para nos tomarmos habilidosos na analise dos circuitos, devemos procurar adquirir a maior experiência possível por meio da pratica constante. Com o tempo aprendemos a reconhecer o melhor procedimento para determinar o valor de uma grandeza desconhecida a medida que nos lembrarmos de configurações semelhantes já existentes. Existem alguns passos que podem ser uteis ao iniciarmos nossa análise. Redesenhe o circuito, quando possível, com os ramos simplificados, mantendo intactas as quantidades de ramificações conhecidas para deixar o circuito de modo mais fácil de ser entendido e proporcionar circuitos reduzidos para que, a partir da fonte, se determinem as quantidades desconhecidas. Quando obtiver uma solução, verifique se ela e razoável, considerando os valores associados a fonte, energia e aos elementos do circuito. Caso a solução não pareça razoável, resolva o circuito usando outro método ou verifique todo o trabalho cuidadosamente.

Para o circuito, encontre os valores de Is (corrente de saída da fonte), I5 (valor da corrente no ramo do resistor R5), e a queda de tensão no resistor R7.

Obs: Perceba que os valores das resistências de R1 a R9 estão somados a números N1 a N9 que são os 9 números de sua matrícula. Substitua os valores para calcular a resistência de cada resistor e encontre o valor da resistência equivalente.

[pic 2]

  1. (2 pontos) Os capacitores e os indutores, assim como os resistores, podem ser associados em série, paralelo ou misto. Esses são elementos de circuito elétrico que tem como função se opor à variação de tensão. Essas associações têm como objetivo obter um único capacitor/indutor, com capacitância/ indutância, equivalente às de cada capacitor/indutor em separado. Para os circuitos abaixo, calcule a capacitância/indutância equivalente, sabendo que de N4 até N9 devem ser substituídos do 4º número de sua matrícula ao nono.         

a)

[pic 3]

b)

[pic 4]

  1. (3 pontos) No momento em que a chave do circuito da figura é fechada em 1, podemos concluir que o capacitor se comporta como um curto-circuito (caso ele esteja inicialmente descarregado). Nesse tipo de circuito a taxa de variação de ic é muito sensível à constante de tempo determinada pelos parâmetros do circuito, R e C. Como os valores de C estão normalmente na faixa de microfarads ou picofarads, a constante de tempo nunca é maior que alguns segundos, a menos que R seja muito grande. Parte do conceito para analisar o circuito a seguir foi apresentado, utilize-o juntamente com os seus conhecimentos e determine o comportamento transitório de Vc, Ic e VR para o circuito mostrado na figura quando a chave é colocada na posição 1. Assuma que o valor E = 30+N9 V (último número de sua matrícula) e R= (6+N8)kΩ (penúltimo número de sua matrícula). Quanto tempo temos de esperar até que possamos supor que Ic = 0A e Vc = E volts? Determine, também, o comportamento transitório de Vc, Ic e VR para o circuito mostrado na figura quando a chave é recolocada na posição 2. Considere que o capacitor foi carregado totalmente. 

[pic 5]

  1. (3 pontos) No momento em que a chave do circuito da figura é fechada em 1, podemos concluir que o capacitor se comporta como um curto-circuito (caso ele esteja inicialmente descarregado). Nesse tipo de circuito a taxa de variação de ic é muito sensível à constante de tempo determinada pelos parâmetros do circuito, R e C. Como os valores de C estão normalmente na faixa de microfarads ou picofarads, a constante de tempo nunca é maior que alguns segundos, a menos que R seja muito grande. Parte do conceito para analisar o circuito a seguir foi apresentado, utilize-o juntamente com os seus conhecimentos e determine o comportamento transitório de Vc, Ic e VR para o circuito mostrado na figura quando a chave é colocada na posição 1. Assuma que o valor E = 40+N9 V (último número de sua matrícula) e R= (8+N8)kΩ (penúltimo número de sua matrícula). Quanto tempo temos de esperar até que possamos supor que Ic = 0A e Vc = E volts? Determine, também, o comportamento transitório de Vc, Ic e VR para o circuito mostrado na figura quando a chave é recolocada na posição 2. Considere que o capacitor foi carregado totalmente.

[pic 6]

  1. Obtenha a energia armazenada em cada capacitor do circuito a-) abaixo em condições cc. Além disso, determine as correntes I1 e I2 e as tensões V1 e V2 para o circuito da Figura b-).

a)

[pic 7]

b)

[pic 8]

  1. (2 pontos) Os capacitores, assim como os resistores, podem ser associados em série, paralelo ou misto. Esses são elementos de circuito elétrico que tem como função se opor à variação de tensão. Essas associações têm como objetivo obter um único capacitor com capacitância equivalente às de cada capacitor em separado. Para os circuitos abaixo, calcule a capacitância equivalente, sabendo que de N3 até N9 devem ser substituídos do 3º número de sua matrícula ao nono.

        

[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (347.9 Kb)   docx (640.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com