Empresa Sem Valor Etico
Trabalho Universitário: Empresa Sem Valor Etico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaichert • 26/9/2014 • 351 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Introdução:
O que é Etica e Corrupção:
“Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. (Adolfo Vasquez)
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. Para Moreira, a ética empresarial é "o comportamento da empresa- entidade lucrativa quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade, regras éticas."
Corrupção é o ato final e criminalmente punível, iniciado sempre por outro crime menor, nomeadamente falsidade, abuso de poder, abandono de funções, denegação de justiça , e cujo objetivo é, gestualmente, verbalmente ou sem respostas, intimidar, consentir, aguardar, aceitar, solicitar ou prometer uma vantagem patrimonial ou não patrimonial indevida, para si ou para terceiro. O ato, se for habitual e continuado, se traduz em prejuízo grave para a economia e, em sequência, cria uma crise ao desestruturar a função utilidade ou a economia do investimento, que assegurariam a igualitariedade.
I) Como agir numa Empresa que não tem valores éticos e sim é corrupta?
“Existem contextos culturais que ajudam a formar cabeças corruptas”, Calligaris, o Brasil destaca-se nessa triste situação não só porque é forjado na cultura individualista, mas por sua História, sempre vulnerável à corrupção”. insiste em que a história de um país explica muita coisa, pois é fruto de uma cultura específica: instituições, organização social, costumes, crenças, mitos.
Uma Empresa sem valores éticos e corrupta torna-se difícil de qualquer individuo trabalhar, desde que este tenha valores éticos, pois a ética é um facilitador para se aliar lucros, resultados, produtividade, qualidade e eficiência de produtos e serviços, além de outros valores típicos de empresa, com valores intangíveis que advém das pessoas que a integram, tais como: honestidade, justiça, cooperação, tenacidade, compreensão, exigência, prudência, determinação, entre outros.
Pode-se concluir, portanto, que o código de ética é um facilitador para se aliar lucros, resultados, produtividade, qualidade e eficiência de produtos e serviços, além de outros valores típicos de empresa, com valores intangíveis que advém das pessoas que a integram, tais como: honestidade, justiça, cooperação, tenacidade, compreensão, exigência, prudência, determinação, entre outros.
...