Energia Sustentável
Por: Clesia.Jenny • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 634 Visualizações
Índice
Introdução
Objectivos e Metodologia
Contextualização
Energia Sustentável
Fontes Alternativas e Renováveis de Energia
Uma Ideia Inovadora: Lâmpada De Garrafa PET
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O presente trabalho insere-se no estudo da cadeira de Actividade Industrial e Ambiente e debruça sobre a Energia Sustentável, aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades actuais sem comprometer as necessidades das futuras gerações. As principais fontes de energia sustentável são as renováveis e limpas, com nenhum ou muito pouco índice de geração de CO2 (dióxido de carbono) e outros gases do efeito estufa. Energia sustentável é a energia que pode ser utilizada sem causar danos ao meio ambiente e aos seres vivos, daí a importância de se explorar e estudar as fontes de gerar essa energia, tais fontes que serão abordadas de maneira geral ao longo do desenvolvimento desta dissertação.
Objectivos e Metodologia
A pesquisa científica que se apresenta, desenvolvida com fins avaliativos da cadeira de Actividade Industrial e Ambiente, tem como objectivo o estudo generalizado das fontes alternativas e renováveis de gerar energia que não polua o meio ambiente e consiga suprir as necessidades, tanto da geração actual como das gerações vindouras.
O trabalho envolveu essencialmente a recolha e sistematização da informação obtida na diversa bibliografia consultada.
Contextualização
As fontes tradicionais de geração de energia são o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a fonte hídrica, porém, estes recursos são esgotáveis e o país que ficar dependente dessas fontes de energia poderá enfrentar, no futuro, grandes problemas de energia. Para além disso, a queima de combustíveis fósseis para a geração de energia a partir dessas fontes emite grande quantidade de poluentes atmosféricos que, entre outros danos causados ao ambiente, destroem a camada de ozono e causam efeito de estufa. Assim sendo, surge a necessidade de optar-se por fontes alternativas de geração de energia que sejam mais amigas do ambiente e que não extingam ao longo do tempo. Emerge, então, o termo Energia Sustentável.
Energia Sustentável
A energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis e, por definição, é a energia sustentável atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.
O conceito de energia sustentável está inteiramente ligado a sustentabilidade e toma em conta os factores ambientais mas é diferente de energia limpa. A lenha, por exemplo, é um recurso sustentável quando a madeira é cultivada para esse fim; mas a fumaça de sua queima é tóxica e poluente. Portanto, não é limpa.
Os pilares da Energia Sustentável são o uso de fontes de energias renováveis e a busca da máxima eficiência energética. Neste contexto, as tecnologias usadas para melhorar a eficiência na geração, armazenamento e transmissão de energia são muito importantes.
Tecnologias de energia sustentável incluem energia hidroelétrica, energia solar, energia eólica, energia das ondas, a energia geotérmica, a bioenergia, a energia das marés e também as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.
Fontes Alternativas e Renováveis de Energia
Energia Renovável é toda energia produzida com o uso de recursos naturais que se renovam ou podem ser renovados. O conceito existe em oposição ao da energia não renovável, gerada por combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, cujas reservas um dia acabarão, já que a terra terra necessita de milhões de anos para reproduzi-los. A mais antiga energia renovável em uso é a queima de lenha, pois replantar as árvores garante seu suprimento.
A energia produzida pelo movimento da água (por meio de turbinas, nos rios ou nas ondas do mar), a da luz solar, a dos ventos, e a dos biocombustíveis são os exemplos mais relevantes hoje.
O uso da energia renovável é a forma mais apropriada de gerar energia sem poluir o ambiente, pois utiliza recursos que são devolvidos ao ambiente, muito diferente dos combustíveis fósseis, que, quando utilizados, causam poluição e não se reiteram novamente ao meio ambiente. Alguns exemplos de energia renovável são:
Energia solar: proveniente do sol, captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. É utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Energia Eólica: é aquela gerada pelo vento. Para sua captação usa-se grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Pode ser utilizada em residências, indústrias, fazendas, etc. Em Moçambique essa energia não é usada devido ao facto de o país não possuir condições climatéricas favoráveis à geração da energia eólica, isto é, o país não tem vento suficiente capaz de gerar energia. [pic 1]
Figura 1: Aerogeradores, a esquerda e painel solar, a direita
Energia Geotermal: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade. Sua produção deve ser feita através de rigoroso controlo técnico, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada.
Biodiesel: é um combustível renovável, produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). É usado basicamente em veículos.
Biomassa: é a energia proveniente da matéria orgânica (esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos) produzida numa determinada área de um terreno. Essa matéria orgânica gera gases que são transformados, nas usinas específicas, em energia.
Biogás: é um biocombustível produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal). Pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica e para isso é necessário usar geradores elétricos específicos.
...