Energias renováveis
Por: Karina Pereira • 24/11/2015 • Seminário • 2.170 Palavras (9 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
Universidade do Estado do Pará
Departamento de Ciências Naturais e Tecnologia
Bacharelado em Engenharia Ambiental
Professor: Msc. Ana Júlia
Ciência Ambiental
Celiane Lima dos Santos
Cinthia Carina Pereira Silva
Estefani Danielle de Araújo Barros
Maycon Viana Balbino
Renata Quadros da Costa
ENERGIAS RENOVÁVEIS (SOLAR, EÓLICA E HIDRAÚLICA) NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Paragominas-PA
Maio de 2015
Celiane Lima dos Santos
Cinthia Carina Pereira Silva
Estefani Danielle de Araújo Barros
Maycon Viana Balbino
Renata Quadros da Costa
ENERGIAS RENOVÁVEIS (SOLAR, EÓLICA E HIDRAÚLICA) NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Trabalho Acadêmico apresentado ao Colegiado do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas do Estado do Pará Campus Paragominas, como requisito na obtenção da média para aprovação do módulo de Ciência Ambiental, sob orientação do Profª: Msc. Ana Júlia.
Paragominas-PA
Maio de 2015.
ENERGIAS RENOVÁVEIS (SOLAR, EÓLICA E HIDRAÚLICA) NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
INTRODUÇÂO
A Sociedade moderna a cada tempo que passa abusa dos recursos naturais gradativamente com sua forma predatória e egoísta de subentender que a biodiversidade foi elaborada para atender somente nossas necessidades, desconsiderando a grandeza que vai muito além de meros fins econômicos. Entretanto, para o bem comum da humanidade, nas últimas décadas já vem sendo abordados assuntos que visam interceder os impactos catastróficos causados por nós (homo sapiens). (ALBUQUERQUE, 2009)
Entre os variados temas discutidos está o termo: Desenvolvimento Sustentável, que tem como principal atuação construir ações que possibilitem a ação do homem sobre os recursos naturais de forma que não venha comprometer as necessidades das gerações futuras.
Nesse contexto, as formas alternativas de energias renováveis são opções promissoras para a redução dos impactos ambientais, causadas pelas ações antrópicas. Sendo necessária a aplicação de políticas ambientais, que visam o desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental.
OBJETIVO
Objetivo geral
Analisar o termo: Energias renováveis e sustentabilidade ambiental com reflexos na implantação, desenvolvimento e investimento.
Objetivo específico
Verificar os métodos de desenvolvimento sustentável
Informar sobre as vantagens que as energias renováveis dispõe no meio Ambiental, Econômico e Social.
Propor medidas de ações mais sensatas no que se refere a sustentabilidade ambiental.
REFERANCIAL TEÓRICO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
É entendido como desenvolvimento sustentável o processo de evoluir sem prejudicar a presente e futura geração no que diz respeito a natureza, encontrando alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente e substituindo inadequadas ações por ações corretas, ao explorarmos os recursos naturais. (SZABÓ, 2010)
Mas, para entendermos melhor o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” torna-se necessário compreendermos especificamente a composição deste termo: Desenvolvimento e Sustentabilidade.
O Desenvolvimento e compreendido como um sistema de evoluções que a sociedade passa variando de mais simples a mais complexas, entretanto passou-se a adotar de forma errônea crescimento como seu sinônimo.
No que diz respeito a Sustentabilidade, segurar, suportar, apoiar,
conservar, manter e etc. Esses sim podem ser vistos como sinônimos, pois em se tratando de significados submetem as mesmas ações. (CAMARGO, 2012)
Energias Renováveis
Ultimamente tem se explorado muitas fontes de energia como mostra a figura abaixo. Dentre as mais utilizadas então as não renováveis, principalmente aquelas providas do petróleo, ação esta que futuramente gerará irreversíveis e catastróficos danos ambientais, econômicos e sociais. Nesse contexto surgiu a possibilidade do uso de fontes alternativas de energia, as renováveis. Possuindo grande potencial para a sustentabilidade ambiental, pois tal energia tem origens na qual não degradam o meio ambiente e providas de fontes renováveis (GOLDEMBERG & VILLANUEVA, 2003)
[pic 2][pic 3]
3.1.2 Energia Solar
O Interesse por energias renováveis veio se intensificando ao longo das últimas décadas, principalmente aquela provida de radiação. No Brasil também há o desenvolvimento da mesma, com estudos a respeito da eficácia e avaliação de tal energia, na qual o país possui vantagens por apresentar uma estrutura física, se comparado com outros países. Nessa tecnologia de termoelétricas solares a luz solar é focalizada em um coletor receptor onde um fluido é aquecida a algumas centenas de graus centígrados, produzindo vapor para a produção de eletricidade (GOLDEMBERG & VILLANUEVA, 2003)
A Energia Solar e uma fator muito importante para a sustentabilidade ambiental, pois tal recurso oferecido pela natureza não polui e nem degrada o ecossistema, consolidando uma fonte eficaz para o dado presente e sendo melhorada para o futuro. Sendo considerada uma fonte energética muito promissora como mostra as figuras abaixo, pois possui várias vantagens quanto ao custo ambiental de extração, geração e distribuição, regando energia limpa e gratuita com recursos inesgotáveis além de não haver emissão de CO2 (MILLER, 2007/2012)
[pic 4][pic 5]
Figura 2: Placa para Capitação de Radiação Figura 3: Sistema de Capitação Solar Fonte: Google Imagens Fonte: Google Imagens
3.1.3 Energia Eólica
A energia eólica é a energia cinética do ar em movimento (ventos), sendo eficaz na produção de suprimento energético, pois contém uma característica favorável para o meio ambiente por não necessitar do uso da água como fator motriz para a produção da mesma. Constitui grande vantagem se comparada com as outras fontes, por não produzir resíduos radioativos e nem emissões gasosas. Outra vantagem também tem a ver com o espaço utilizado, uma vez que 100% de uma área, 1% é destinada para essa atividade. (TOLMASQUIM, 2003)
...