Engenharia de produtos e processos
Por: Manuela Campos • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE
Bacharelado em Engenharia de Produção
Caroline Borges, Heron Moura, Manuela Campos, Rebeca Cade, Tais Sousa Santana.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UM PRODUTO
REPELENTE NATURAL A BASE DE ÓLEO DE CITRONELA
Salvador – BA
2017
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UM PRODUTO
REPELENTE NATURAL A BASE DE ÓLEO DE CITRONELA
[pic 1]
Salvador – BA
2017
- AS IDÉIAS
A ideia seria criar um produto no ramo de cosméticos, inicialmente pensamos em algo relacionado a beleza, pelo fato das pessoas hoje estarem mais preocupadas com a sua aparência. E mesmo com a crise no país, o setor de beleza não sofre com os efeitos. Após encontros entre os integrantes do grupo e com as epidemias como febre amarela, Zika vírus, que vem ocorrendo no nosso país por conta de um mosquito Aedes aegypti, foi decidido iniciar um projeto de desenvolvimento de um repelente natural.
- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Como critérios de seleção verificamos o tipo de ativo mais eficaz no combate ao mosquito, fizemos pesquisa referente ao repelente a base de cravo e citronela. Do repelente de cravo da índia se extrai o ácido eugênico, a partir do qual se consegue um aroma ativo que protege contra a picada do mosquito, ou seja, este aroma atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pela humana interferindo na orientação do inseto. Já o repelente a base de citronela, tem algumas substâncias na sua planta, como geraniol, que em conjunto com outras contidas no óleo de citronela tem uma maior eficácia.
- DESCRIÇÃO DE OPORTUNIDADE
O surto de doenças como Zika Vírus (que causou uma epidemia de microcefalia), chikungunya, dengue e a febre amarela, causadas pelo mosquito Aedes aegypti, trouxe uma grande preocupação perante a população brasileira, e consequentemente uma oportunidade de mercado para as empresas brasileiras e de contribuir com a população na prevenção das picadas do mosquito.
O cenário revela a necessidade da população se proteger do mosquito e um dos caminhos para isso é o uso de repelentes. Como os repelentes são produtos tóxicos, a utilização de repelentes naturais está sendo mais indicada, pois os óleos naturais podem fazer barreiras físicas contra as picadas, impedindo que ele chegue até a pele, sendo uma alternativa para quem não pode utilizar os repelentes comuns.
Os repelentes naturais são uma excelente opção em relação aos repelentes industrializados, pois seu uso diário afasta os insetos e não oferece tantos riscos à saúde. Além disso, com a procura cada vez maior pelos repelentes nas farmácias, nem sempre é possível encontrar opções de qualidade disponíveis para a compra. Como se trata de um repelente natural, não trás risco a saúde, pode ser utilizada em qualquer faixa etária, sendo que crianças a partir de 2 meses e gestantes.
- IDÉIA
Repelente natural a base de Citronela. A citronela é originária da Indonésia e tem ação repelente ao Aedes aegypti, devido ao odor característico exalado pelas folhas.
...