LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS
Por: Kamila Garcia • 13/6/2015 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADA VILA VELHA[pic 1]
PROFESSOR:
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS
TURMA: EQ9N
COMINUIÇÃO
INTRODUÇÃO
A cominuição é o processo de redução de tamanho das partículas, em geral (inclui a britagem e a moagem). Ela acontece mediante a aplicação de energia, criando impacto, atrição e abrasão, de modo que se torna possível separar (desagregar) uma substância da sua estrutura inicial liberando-a em fragmentos de diversos tamanhos e que normalmente corresponde a 80% de proporção de grãos liberados dentro de uma partícula mista.
A cominuição é uma operação de liberação de componentes de misturas heterogêneas de partículas sólidas dissolvidas em rocha. A rocha pode ser definida como uma dissolução em fase sólida das substâncias de interesse, dentro de uma solução de ganga. O grão será considerado como a unidade básica macromolecular do transporte. As partículas podem ser liberadas pela aplicação de energia, através da operação de britagem ou moagem.
A fragmentação de sólidos agrupa um conjunto de técnicas que visão a redução, por ação mecânica externa e as vezes interna, de um sólido, de determinado tamanho, em fragmentos menores. Tem por finalidade:
- facilitar a extração de um constituinte desejado;
- obedecer a um requerimento específico do produto;
- aumentar a superfície de contato do sólido, que auxilia na redução do tempo de secagem, aumento da velocidade de extração de um soluto desejado pelo solvente, redução do tempo de algumas operações;
- obter misturas mais homogêneas (quanto menor o tamanho das partículas, mais uniforme será o produto).
Na produção de alimentos, muitos materiais sólidos se apresentam em tamanhos muito grandes que exigem sua redução para ser processado.
...