Engenharia sanitaria
Por: Fernanda wanessa • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
Resumo
A falta de energia elétrica em numerosas pequenas comunidades na Região Amazônica é um problema a ser solucionado com a criação de micro usinas hidroelétricas sob o aspecto do desenvolvimento sustentável. Para isso o artigo apresentou o sistema de suporte a decisão, onde o sistema considera os aspectos topográficos, hidrológicos, geotécnicos, ambientais, energético, econômico e social. Onde foi feito uma análise mais precisa quanto a hidrologia através de modelos de chuva-vazão, o método de 2 turbinas para suprir a demanda de energia e a economia quando comparado esta alternativa de suprimento de energia com o suprimento por meio do diesel. E tudo isso sobre um escopo ambiental que visa a sustentabilidade da região, visando não apenas a criação de energia como a viabilidade econômica para a região no fomento de energia para produção primária e consequente geração de emprego.
1 - Introdução
O principal objetivo do trabalho foi propor um sistema de suporte a decisão (SSD) para a construção de pequenas usinas hidroelétricas (PUH) na região amazônica sob uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, sendo o D.S fundado aos 3 pilares que são: social, econômico e ambiental, segundo a declaração de desenvolvimento sustentável das nações unidas em Joanesburgo (2002).
A energia elétrica promoverá na região Amazônica a produção primária e consequentes emprego e diminuição de problemas sociais. Além da energia elétrica ser suprimento para funcionamento de escolas, hospitais e etc. A energia elétrica é importante também para as tribos indígenas que atualmente utilizam o diesel. O maior problema do combustível é por ser caro, e principalmente, por seu transporte até chegar as pequenas comunidades e tribos.
2 - Metodologia proposta
PUH são locadas em pequenos rios que formam pequenas áreas de captação, onde o rio tem variação de vazão sazonalmente (Amarante Mesquita Et. Al, 1999). O SSD utilizou um modelo de precipitação-escoamento (chuva-vazão) adaptado para pequenas áreas de captação. Este modelo é empregado, principalmente, para determinar as curvas de duração-vazão que são muito importantes para o projeto de PUH.
2.1 – PUH e desenvolvimento sustentável
As PUH’s são consideradas no trabalho como as mais adequadas, devido ser mais barata do que outras tecnologias como biogás e biomassa, além de ser mais madura, além de produzir energia mais concentrada do que por exemplo energia solar e eólica.
As PUH’s quando utilizadas em áreas rurais melhoram a qualidade de vida, sendo utilizada no desenvolvimento econômico e social.
Os impactos ambientais relacionados para área de usina hidrelétrica são: redução de concentração de O.D, sedimentação, erosão de turbinas e barulho eletro-mecânico. Que podem ser minimizados quando se trata de PUH’s.
2.2 – Comunidade concomitante
Neste trabalho, considera-se que a comunidade é importante para as decisões no processo do projeto. A comunidade tem maior poder de análise, pois conhece a realidade local. Além da fase inicial de planejamento, a comunidade deve participar das fases de construção, operação e manutenção. Também contribuindo para a mão-de-obra do projeto de construção. A criação de um comitê da comunidade seria mais adequado para dar representatividade, tanto junto na participação da obra quanto levando informações para a comunidade. O comitê sendo responsável por trabalhar na gestão do recurso hídrico local, no treinamento da equipe de trabalhadores na operação e manutenção. A participação da comunidade e a representatividade do comitê são importantes para a implantação da PUH’s.
...