Engenheiro De Produção
Projeto de pesquisa: Engenheiro De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nsouza • 1/7/2014 • Projeto de pesquisa • 3.584 Palavras (15 Páginas) • 194 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho conheceremos a atuação do Engenheiro de Produção no mercado de trabalho, qual sua função, perspectiva, tendências, oportunidades, realizações, atividades desenvolvidas, além de diferenciarmos a categoria do Engenheiro da de um Administrador e adentrarmos em dúvidas peculiares de curso, portanto daremos início à introdução da Engenharia de Produção.
A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.
A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente.
Ela é uma engenharia que está associada ás engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos à engenharia. Ela é sem dúvida a menos tecnológica das engenharias na medida em que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas a economia, meio ambiente, finanças, etc., além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.
O MERCADO DE TRABALHO
As perspectivas são boas para o engenheiro de produção. Em muitos casos, empresas como Nestlé, IBM, Oracle e Scania vão até as faculdades em busca de alunos que estão concluindo o curso. Cerca de 70% das contratações são feitas por bancos, administradoras de cartão de crédito e empresas multinacionais. As 30% restantes partem de indústrias. No primeiro caso, o engenheiro de produção atua na gestão de carteiras e análise de investimentos de clientes bancários. No segundo, trabalha com logística, coordenação de produção e sistemas produtivos. Engenheiros com uma formação sólida também têm boas chances de seguir carreira no exterior. Outros dois ramos em evidência são o mercado acionário e o de transporte, com destaque para as concessionárias que administram rodovias. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo e no Sul. No Nordeste, o destaque é o pólo têxtil do Ceará.
ATRIBUIÇÕES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO
Economia empresarial: Gerenciar a vida financeira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.
Engenharia do trabalho: Administrar a mão-de-obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.
Desenvolvimento organizacional: Analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado.
Planejamento e controle: Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.
ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
As subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir.
1. Engenharia de operações e processos da produção
Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.
Gestão de Sistemas de Produção e Operações;
Planejamento, Programação e Controle da Produção;
Gestão da Manutenção;
Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico;
Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências;
Engenharia de Métodos.
2. Logística
Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.
Gestão da Cadeia de Suprimentos;
Gestão de Estoques;
Projeto e Análise de Sistemas Logísticos;
Logística Empresarial;
Transporte e Distribuição Física;
Logística Reversa;
3. Pesquisa Operacional
Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.
Modelagem,
...