Ensaio de Resistência do Cimento
Por: ferocha_tst • 18/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 683 Visualizações
ENSAIO DE RESISTÊNCIA DO CIMENTO
LABORATÓRIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL
SERRA – ES
2015
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
1.1 DETERMINAÇÃO DA PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL
A pasta de consistência normal é aquela preparada com uma quantidade de água suficiente para proporcionar uma consistência padrão. É considerada uma pasta de consistência normal quando a sonda do Tet-Majer do aparelho de Vicat alcança 6mm da base do aparelho, passando pela pasta de cimento.
O objetivo deste ensaio é indicar o quanto de água uma amostra de cimento irá demandar para produzir um concreto com boa trabalhabilidade. Quanto maior for este valor (acima de 48%), maior será a demanda de água do cimento.
1.2 DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE PEGA
O início e fim de pega são parâmetros usados para determinar o tempo que o cimento leva para, respectivamente, iniciar seu endurecimento e finalizá-lo totalmente. O conhecimento sobre o tempo de pega do cimento permite que exista um maior controle do uso do concreto, permitindo o transporte, lançamento e adensamento.
O tempo de início de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a sonda do Tet-Majer estacionar a 4± 1 mm da base do molde que contem a pasta de cimento. O tempo de fim de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a sonda do Tet-Majer penetra 0,5 mm na pasta de cimento.
1.2 ENSAIO DE COMPRESSÃO DO CIMENTO
O concreto é o material mais utilizado na construção civil devido a sua excelente resistência a compressão (fck), praticidade no manuseio e fácil obtenção no mercado. A característica de resistência a compressão está associada ao tempo de cura do concreto, sendo esta a última etapa do processo de produção e quanto melhor executada, melhor é o seu desempenho mecânico e a resistência a agressividade ambiental.
O objetivo deste ensaio é a determinação da resistência à compressão do cimento após a cura, através da carga de ruptura.
2. MATERIAIS, MÉTODOS E RESULTADOS
2.1 PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL
2.1.1 EQUIPAMENTOS
- Balança com precisão de 0,01g;
- Misturador mecânico;
- Espátula;
- Copo Becker;
- 500 ± 0,1g de cimento;
- Molde tronco cônico e placa de vidro;
- Aparelho de Vicat;
- Relógio / cronômetro.
2.1.2 MÉTODOS
Primeiramente preparar a pasta com 500g de cimento CPV com, aproximadamente, 200ml de água (método de tentativa e erro). A pasta de cimento foi levada ao misturador mecânico por 30 segundos em velocidade baixa. Limpou-se a borda deixando todo o material no fundo do recipiente, logo após deixou-o descansar por 90 segundos. Após o descanso, foi levado ao misturador novamente por 60 segundos na velocidade alta.
Após a calibração do aparelho Vicat com a sonda Tet-Majer, o molde do tronco cônico foi preenchido (com o cuidado de adensar levemente para não deixar vazios) e rasado.
O material foi colocado no aparelho Vicat de forma que a sonda Tet-Majer fique centralizada, feito isso a sonda é solta por 30 segundos e verificou-se a que ponto da base a sonda ficou (em milímetros).
2.1.3 RESULTADOS
A sonda do Tet-Majer ultrapassou os 6mm permitidos, concluindo-se portanto, que foi adicionado mais que o necessário de água. O teste foi repetido com uma nova relação Água/Cimento.
O resultado do teste é proporcional a relação A/C:
A/C = 200ml / 500g = 0,4
2.2 TEMPO DE PEGA
2.2.1 EQUIPAMENTOS
- Balança com precisão de 0,01g;
- Misturador mecânico;
- Espátula;
- Copo Becker;
- 500 ± 0,1g de cimento;
- Molde tronco cônico e placa de vidro;
- Aparelho de Vicat;
- Relógio / cronômetro.
2.2.2 MÉTODOS
Para a determinação do início da pega foi preparada uma nova pasta conforme o procedimento do ensaio anterior. A pasta foi colocada no molde do tronco cônico e a sonda do Vicat centralizada na pasta. Após a sonda ser estabilizada e solta, a distância da sonda até a base foi medida no tempo zero. O procedimento foi repetido de 15 em 15 minutos, deslocando a sonda do furo anterior e da borda, anotando-se a distância da sonda e sua permanência por 15 segundos a cada aplicação, até que a sonda fique a 4mm da base. Este então foi considerado o início da pega do cimento.
Para determinação do final da pega o corpo de prova do tronco cônico foi rasado novamente e a sonda foi inserida para novas leituras. Para este procedimento portanto, a leitura foi realizada de 30 em 30 minutos. A finalização se deu quando a sonda penetrou 0,5mm no corpo de prova (distância máxima).
2.1.3 RESULTADOS ESPERADOS
CIMENTO | |
Tempo em horas | CP V - ARI |
Início de pega | [pic 1][pic 2] |
Fim de pega | [pic 3] |
2.3 COMPRESSÃO DO CIMENTO
2.3.1 EQUIPAMENTOS
- Balança com capacidade mínima de 1000g e precisão de 0,1g;
...