ENSAIO NBR 7215: CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA RESISTENCIA A COMPRESSÃO
Por: arianetst • 6/10/2016 • Ensaio • 687 Palavras (3 Páginas) • 1.046 Visualizações
4. ENSAIO NBR 7215: CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA RESISTENCIA A COMPRESSÃO
4.1. Aparelhagem e materiais utilizados
Para este ensaio foram utilizados os seguintes aparelhos e materiais:
- Balança
- Misturador mecânico
- Molde
- Soquete
- Máquina de ensaio de compressão
-- Régua
- Proveta
- Espátula metálica com lâmina
- Cuba metálica
- Cuba porcelana
- Areia fina
- Água
- Cimento CPII E
- Óleo mineral
- Papel Toalha
4.2. Execução do ensaio
4.2.1 Preparação da argamassa de cimento
4.2.1.1 Quantidade de materiais
Para a preparação da argamassa foi utilizado 624g de cimento CPII E, 468g de areia fina e 450 ml de água.
4.2.2 Mistura mecânica
Foi colocado na cuba metálica, que estava no misturador, 375 ml de água e adicionado o cimento. O misturador foi ligado na velocidade baixa durante 30 segundos, após esse tempo foi adicionada toda a areia fina em quatro porções em um tempo de 30 segundos conforme estipulado no roteiro. A velocidade do misturador foi então alterada para alta por mais 30 segundos e como verificou-se que a mistura estava pouco úmida, foi acrescentado mais 75ml de água dentro desse tempo. Desligar o misturador por 1 min. e 30 s. Foi retirada nos primeiros 15 s com auxílio da espátula, a argamassa que ficou aderida as paredes da cuba. Durante o tempo restante (1 min.15 s), a argamassa ficou em repouso na cuba coberta por um papel toalha.
4.2.3 Preparo dos moldes
Para que os moldes (50 mm x 100 mm) estivessem prontos para receber a argamassa, foi passada uma camada de óleo mineral em seu interior para a vedação do mesmo.
4.2.4 Determinação do índice de consistência normal
Antes do início do enchimento dos moldes, foi realizado o teste de consistência e moldagem dos corpos de prova homogênea na mistura, onde ela, dentro de um molde metálico foi colocada na mesa para índice de consistência. O teste foi realizado para identificar a consistência da mistura com a inserção de três camadas de argamassa, e sempre quando inserida uma camada, eram admitidos sobre ela golpes feitos com soquete. O número de golpes aplicados foram respectivamente 15, 10 e 5 golpes uniformes e homogeneamente distribuídos em cada camada. Terminando o enchimento foi retirado o molde a mesa, em seguida a argamassa foi então colocada diretamente na mesa onde foram feitas com auxílio de uma manivela do aparelho para medir a consistência, foram feitas 30 batidas em 30 segundos para o abatimento do tronco de cone dessa argamassa. Após abatimento foi realizado o índice de consistência da argamassa, realizado a medida dos dois diâmetros ortogonais com auxílio de uma régua.
260 mm
265 mm
Índice de consistência = É a medida aritmética das medidas de dois diâmetros
...