Relatório Ensaios no Cimento Portland: Determinação de pega
Por: juliaxds • 28/3/2022 • Relatório de pesquisa • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS RIO PARANAÍBA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I- ECV 360
JÚLIA XAVIER DE SOUZA - 5309
Relatório Aula Prática 1 – Ensaios no cimento Portland: Determinação de pega
Rio Paranaíba
2019
JÚLIA XAVIER DE SOUZA - 5301
RELATÓRIO 1 – Ensaios no cimento Portland: Determinação de pega
[pic 2] | ||
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- OBJETIVOS 4
- NORMAS 4
- METODOLOGIA 4
- Materiais utilizados 4
- Procedimentos 5
- RESULTADOS 6
- CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
- Introdução
O cimento é o principal material de construção civil e ao entrar em contato com a agua, produz uma reação ganhando resistência mecânica. Existe para o cimento, o início e o fim de pega, de acordo com Bauer, este fenômeno é um processo químico de hidratação onde tem início o tempo de endurecimento da pasta de cimento. (BAUER, 2008, P.42). Ou seja, em outras palavras, é o tempo em que se consegue trabalhar com o material, mexe-lo e molda-lo.
Este é importante, pois quando se chega ao fim de pega, significa que o material estará inadequado para o seu manuseio, ficando completamente solidificado. No início da pega, começa a perda da plasticidade da pasta e no fim da pega, a perca total da plasticidade.
- Objetivos
O objetivo desse ensaio foi determinar qual o tempo de início e fim de pega do Cimento Pozolânico. Esse ensaio foi realizado por tentativas, encontrar a quantidade de agua ideal, visando que quando mais agua, mais rápida a pega acontece.
- Normas
A norma utilizada para a realização desse ensaio foi a ABNT NBR 16607:2017, em que estabelece o método para conhecer o tempo de pega do cimento, manuseando o aparelho de Vicat.
- Metodologia
- Materiais utilizados
- Cimento CP IV 32 RS
- Pano úmido
- Argamassadeira
- Balança
- Espátula
- Cronômetro
- Aparelho de Vicat
- Água
- Procedimentos
Foi pesado uma massa de 500,01 gramas do CP IV, e adicionado a Argamassadeira, depois também foi adicionado 179,02 g de água, que ao entrar em contato com água, começou a rodar o cronometro e anotamos o início do ensaio. Após 30 segundos do conjunto em repouso, o aparelho foi ligado por 30 segundos na velocidade lenta. Depois, desligou-se o misturador por 60 segundos para raspar as paredes da cuba, tampar com um pano úmido para que a mistura não perca água para o ambiente, para depois voltar a bater por mais 60 segundos na velocidade rápida. Ao terminar a mistura, levar imediatamente para o molde, retirar o excesso por cima, foi colocado no aparelho de Vicat, e após 45 segundo que parou a mistura, soltou a haste do aparelho. A medida desta deveria estar entre 6±1, se não estivesse deveria regular a água até que esta medida fosse atingida e fazer novamente. Mas no ensaio realizado, tal medida foi alcançada de primeira, continuamos o ensaio.
...