Ensaio de dureza
Por: Wiliam Nogueira • 20/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 1.165 Visualizações
Faculdade de Tecnologia Arthur de Azevedo Mogi Mirim
20/08/2014
Ensaio de Dureza
Rockwell e Brinell
Materiais de Construção Mecânica I
Prof. Rodolfo Cardoso
Antonio Giovani do Rosário RA: 1423007
Bruno Rodrigues 142908
Carlos Alberto Malandrin 092108
Jefferson de Melo 142921
Wiliam Nogueira 1423045
Sumário
1 - Introdução
2 – Materiais e Métodos
2.1 – Materiais
2.1.2 Durômetro
2.2 – Ensaio Rockwell C
2.3 – Ensaio Brinell
3 – Resultados e Discussões
3.1 - Rockwell C
3.2 – Brinell
3.2.1 Cálculo da dureza Brinell
4 – Conclusão
5 – Referência Bibliográfica
Índice de Tabelas
Tabela 1 - Resultado do ensaio Rockwell C no corpo de prova FoFo
Tabela 2 - Diâmetros obtidos no ensaio Brinell com o corpo de prova latão
Índice de Figuras
Figura 1 - Corpo de prova FoFo
Figura 2 - Corpo de prova de Latão Ø 20mm
Figura 3 - Durômetro utilizado no experimento
Figura 4 - Lado direito do durômetro Panambra, seleção da carga e representação da alavanca.
Figura 5 - Amostra de um dos ensaios no latão, imagem captada pelo Axio.
Figura 6 - Fórmula Dureza Brinell (FONTE: auladetecnologias.blogspot.com)
1 - Introdução
A dureza é uma propriedade mecânica muito utilizada em estudos e pesquisas mecânicas, principalmente na especificação e comparação de materiais. Um engenheiro mecânico define dureza como a resistência à penetração de um material duro no outro; para um projetista, a dureza é considerada uma base de medida para o conhecimento de resistência e do tratamento térmico ou mecânico de um metal e da sua resistência ao desgaste; para um técnico em usinagem de metais, a dureza fornece uma medida da resistência ao corte do metal.
Dessa forma, não há uma definição que aborde todos os conceitos acima mencionados. Podemos dividir o ensaio de dureza em três principais tipos de ensaio: por penetração, por choque e por risco.
O ensaio por penetração é o mais utilizado no ramo da Metalurgia e Mecânica, portanto, neste relatório serão apresentados os resultados que foram adquiridos a partir dos ensaios de dureza nos seguintes materiais: ferro fundido e latão, sendo o ensaio de dureza Rockwell no ferro fundido e ensaio de dureza Brinell no latão.
O ensaio de dureza tem toda importância no projeto mecânico, através dele se sabe qual a melhor aplicação do material, utilizando-se todas as características relevantes e evitando uma falha por material indevido.
2 – Materiais e Métodos
2.1 – Materiais
Para os ensaios Rockwell C e Brinell, foram utilizados dois materiais. No primeiro caso, um corpo de prova cúbico de ferro fundido.
[pic 1]
Figura 1 - Corpo de prova FoFo
No segundo caso, uma amostra cilíndrica de latão de aproximadamente Ø 20mm presente na figura abaixo:
[pic 2]
Figura 2 - Corpo de prova de Latão Ø 20mm
2.1.2 Durômetro
Para as medições foi utilizado o durômetro da marca: Panambra, modelo: RASNRS n° L10-10016, com penetrador ponta cônica para o ensaio Rockwell C – FoFo, e ponta esférica de aço endurecido de Ø 2,5mm para o ensaio Brinell – Latão. Para ambos: Carga de: 150 Kgf, pré carga de: 10 Kgf.
[pic 3]
Figura 3 - Durômetro utilizado no experimento
2.2 – Ensaio Rockwell C
Para realizar o ensaio, é necessário ajustar a pré carga, é feito no manipulo superior do lado direito do equipamento, selecionar a letra “R” para 10 kgf. O próximo passo é o ajuste do valor da carga do ensaio que é feita no seletor do lado direito, logo abaixo do ajuste de pré carga.
Com o equipamento ajustado para aplicação, é inserido o penetrador de ponta cônica na rosca que fixa o elemento, é importante o torque ser uniforme em toda a área do penetrador. Com isso, já podemos aproximar a amostra do penetrador, girando a manipula da mesa até que o ponteiro menor fique na posição SET, neste ponto, logo que o penetrador toca o material é aplicado a pré carga de 10kgf. Em seguida foi liberada a carga no material, levando a alavanca para o ponto B, após cerca de 30 segundos depois do ponteiro estático, retorna-se a alavanca para o A. O valor que o ponteiro indica na escala C representa a medida em HC.
[pic 4]
Figura 4 - Lado direito do durômetro Panambra, seleção da carga e representação da alavanca.
2.3 – Ensaio Brinell
No ensaio Brinell, o método de execução é semelhante, a diferença é que foi utilizado um corpo de prova cilindrico de latão, com aproximadamente 20mm de diâmetro e um penetrador ponta esférica de aço endurecido de Ø 2,5mm. A principal diferença neste ensaio é a forma que se obtem a dureza do material, o durômetro tem a função de penetrar o material, logo a leitura da imagem é feita em um microscópio de câmera digital conectada a um computador, que dispoe de um software especifico.
...