TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo o multiprocessamento

Artigo: Entendendo o multiprocessamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Artigo  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

O aluno, através da comparação entre as tecnologias de discos SCSI, SATA e SAS, amplamente utilizadas em ambientes dotados de servidores de pequeno, médio e grande porte IDEALIZARÁ a construção de um servidor para armazenamento de dados utilizando processadores com tecnologia adequada a este tipo de ambiente bem como estruturas em RAID para aumentar a segurança dos dados.

Utilize também os Textos Auxiliares, a internet e a bibliografia recomendada pela Unidade Curricular disponível na biblioteca, não se esquecendo de referenciá-la ao final.

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO:

O processador Pentium D são dois processadores totalmente independentes, possibilitando a construção de um computador que antes só era possível com o uso de placas mãe "bi processadas", ou seja, com dois processadores separados, em dois soquetes.

Interior do Pentium - D.

Nem todos os programas são beneficiados pela presença de dois núcleos. Por exemplo, a maioria dos jogos atuais ainda não faz uso deste recurso. Já os programas que tratam som, vídeo e fotos são muito beneficiados pela existência de dois núcleos. Em linhas gerais, este tipo de arquivo pode ser facilmente dividido em partes iguais e in dependentes (por exemplo, ar, duas metades de uma fotografia). Cada núcleo processara a metade do arquivo, e o tempo para terminar o trabalho tendera a ser duas vezes menor, o que é o mesmo que dobrar a velocidade.

O outro modelo de processador Intel com dual core dessa geração é o Pentium Extreme Edition (nao confundir com o Penffum 4 Extreme Edition). Tanto o Pentium D como o Pentium Extreme Edition usam o encapsulamento LGA 775.

Entendendo o multiprocessamento

Placas mãe com dois ou mais processadores são normalmente usadas em servidores e estações de trabalho de alto desempenho. Usam processadores como o XEON e o Itanium (Intel) e o Opteron (AMD). O que os novos processadores com o Pentium D tem de interessante e o fato de trazerem o multiprocessamento para os micros convencionais (desktop) e notebooks.

Inicialmente eram três modelos de Pentium D (2.8, 3.0 e 3.2 GHz), e um modelo de Pentium Extreme Edition (3.2 GHz). Novos modelos foram introduzidos, e a lista ficou bastante extensa. Você encontrara uma lista atualizada em http://processorfinder.intel.com.

Dual Core e Quad Core: Core 2 Duo e derivados

Esses processadores fazem parte da nova família Intel, um projeto novo que substituiu os antigos processadores derivados do Pentium 4 - apesar de usarem o mesmo formato, o LGA 775. Internamente esses processadores tem uma arquitetura completamente diferente da usada pelo Pentium 4 e seus derivados, porem executam as mesmas instruções e usam o mesmo formato que as versões mais novas do Pentium 4, sendo portanto instalados em placas para Socket LGA 775. É preciso, entretanto checar se a placa mãe suporta esses processadores.

Os processadores Pentium D e Pentium Extreme Edition não "nasceram" a partir de projetos duals. A Intel simplesmente montou dois núcleos de Pentium 4 dentro de um mesmo chip.Já o Core 2 Duo e um projeto dual desde o início. Cada pastilha de silício do Core 2 Duo já tem dois núcleos unidos.

Montar um computador com esses processadores (assim como computadores com o Pentium D ou Pentium Extreme Edition) não é muito diferente de montar computadores baseados em outros processadores. O principal cuidado e o alto aquecimento e o elevado consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com