Ergonomia: Estudo de caso em biblioteca universitária
Por: valente29 • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso Engenharia de Produção
[pic 1]
Trabalho de Modelagem e Simulação de Sistemas
Ergonomia: Estudo de caso em biblioteca universitária
Grupo 01: Djamila
Eduardo de Araujo Bautitz ;
Felipe;
Matheus;
Nathália da Silva Pereira;
Vivian Carvalho Cardoso da Silva
Campus Centro IV- Praça XI
Rio de Janeiro
2019.1
Essa pesquisa tem como objetivo estudar, analisar e apontar a satisfação dos usuários no que se refere os aspectos ergonômicos da biblioteca da Universidade Estácio de Sá, o estudo da ergonomia tem importância da adequação dos objetos aos seres vivos, no que refere - se a segurança, conforto e eficácia no uso.
Tivemos a ideia do tema após observar que tínhamos deficiências em relação ao conforto na biblioteca da Universidade, já que como sugerido pela professora fizéssemos um trabalho que pudesse ser aplicado a uma melhoria no campus. Observamos também, que após 1 hora de estudo na biblioteca, alguns alunos reclamam de desconforto e dores em determinadas regiões do corpo por causa da postura inadequada proporcionada pelas mesas e cadeiras da biblioteca, para sabermos qual é o padrão físico dos alunos do campus, e alinharmos com os padrões e normas de ergonomia para bibliotecas.
Será analisado o ambiente da biblioteca como um todo (salas de estudo, mobiliário, iluminação, temperatura, disposição dos móveis, layout). Com o propósito de entender os pontos em questão, e foram estabelecidos objetivos específicos, o primeiro será descrever os aspectos físico-ambientais da biblioteca vinculados à ergonomia real, e o segundo verificar a percepção dos usuários e o grau de satisfação em relação à biblioteca utilizado a Lógica Fuzzy.
REFERENCIAL TEÓRICO
Ergonomia
Segundo a Ergonomics Research Society (1950) :
’’ Ergonomia é um estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.
Na ABERGO(Associação Brasileira de Ergonomia) considera a definição aprovada em 2000 pela Associação Internacional de Ergonomia :
‘’Ergonomia(ou fatores Humanos) é a disciplina científica que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema de trabalho, aplicando os princípios teóricos, dados e métodos, a fim de realizar projetos para otimizar o bem estar humano e o desempenho geral desse sistema.’’
Segundo Iida (2016) a ergonomia, é o estudo da adaptação do trabalho ao ser humano, mais o trabalho aqui tem um significado amplo, abrangendo as atividades:
- Planejamento e projeto, que ocorrem antes do trabalho realizado.
- Monitoramento, avaliação e correção, que ocorrem durante a execução desse trabalho.
- Analises posteriores das consequências do trabalho.
Iluminação
Segundo Iida(2016) a iluminação e cores são essenciais para o trabalho humano porque grande parte das informações ambientais é captada pela visão. O correto planejamento da iluminação e das cores contribui para prevenir erros na leitura de instrumentos visuais, aumentar a satisfação no trabalho e melhor produtividade, além de reduzir os erros, a fadiga e os acidentes. Tem também um efeito subjetivo, pois ambientes bem iluminados.
Segundo Iida(2016) o sistema de iluminação, assim como a escolha do tipo de lâmpadas, luminárias e a distribuição destas dependem das características do trabalho a ser executado. Existem basicamente 3 tipos de sistemas de iluminação:
ILUMINAÇÃO GERAL- a iluminação geral se obtem pela colocação regular das iluminarias em toda área, garantido-se assim, um nível uniforme de iluminamento sobre o plano horizontal. Deve haver um cruzamento dos cones de luz acima da superfície de trabalho, para que não criem regiões sombreadas.
...