Ergonomia Estudo De Caso Katia
Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia Estudo De Caso Katia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tor • 19/1/2015 • 550 Palavras (3 Páginas) • 903 Visualizações
O que segue apresenta um estudo ergonômico afim de minimizar ou anular os problemas da Kátia e seus companheiros de trabalho, afim de melhores condições de trabalho de todos que se encontrem na empresa. As questões analisadas são as que estam gerando algum problema de saúde ou insatisfação aos funcionários, como: 1- movimentos repetitivos; 2- dores musculares; 3- trabalho exigindo esforço físico e mental (concentração); 4- trabalho exigindo posturas rígidas ou fixas (muito tempo na mesma posição); 5- rotatividade de trabalhadores e contratações temporárias; 6- trabalho exigindo produtividade e qualidade; 7- limites de tempo para executar as tarefas; A análise ergonômica busca evidenciar fatos que possam levar a uma sub ou sobrecarga de trabalho (física ou cognitiva) e suas conseqüências sobre a saúde do trabalhador, determinando os pontos críticos que devem ser estudados para possíveis mudanças e melhorias. Sob os aspectos da Ergonomia, listo os pontos a serem tratados e sugiro as possíveis soluções: Problema com Acumulo de Funções: Atende, digita, emite a nota, embala a mercadoria e entrega o produto. E tudo isso com exigência de concentração em verificar possíveis erros e poder tomar decisões. Sugestão: Essas funções devem ser redistribuídas entre outros funcionários e/ou o tempo deve ser mensurado, quantificado e redistribuído entre as tarefas da Kátia. Problemas Psicológicos: Atendimento a clientes; trabalha sob stress, treina novos funcionários, preocupação em satisfazer os clientes, compromisso com a qualidade, controla venda de cartão da empresa e cansaço mental. Sugestão: Oferecer treinamento específico para novos empregados e realizar essas contratações bem antes do período de crescimento de vendas; intervalos de descanso entre as atividades de rotina; rodízio entre os funcionários com melhor distribuição das tarefas e tempo. Problemas Físicos: Manipulação de mercadorias (troca, embrulha, entrega); assegurar manutenção dos equipamentos; operar máquinas e mídias; interação com software ruim ou ultrapassado(desgaste visual); posto de trabalho inadequado (bancada de trabalho muito baixa, cadeira incompatível com a mesa, pouco espaço na mesa para anotações, impressora inadequada para a tarefa e longe do computador); falta apoio para os horários de “pico“(atendente fica sozinha com aumento da demanda). Sugestão: Adequar software a realidade da operação para que todos façam a mesma coisa padronizada e de maneira fácil e eficiente; reforçar equipe em horários de pico; intervalos de descanso entre as atividades de rotina. Criar setores Criar setores individualizados ou que não acumulem mais de 2 funções por pessoa; Adequar posto de trabalho as necessidades dos trabalhadores (encontrar a melhor altura do balcão, trocar a cadeira por uma com rodas, regulagem de encosto, altura, apoio de braço e uma mesa com mais espaço para o computador).
Outros Aspectos que também devemos trabalhar para a melhoria do ambiente da Katia: Aspectos de Operação: Devem-se usar procedimentos operacionais a fim de evitar que funcionários trabalhem de forma desorganizada e ineficiente, evitando movimentos desnecessários. Aspectos de Ritmo de trabalho: Qualitativamente, fazer o trabalho dentro do tempo disponível, evitando o desperdício de tempo, retardando e evitando a fadiga, por consequência aumentando o resultado final do seu trabalho. Aspectos de Tempo:
...